Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Jornal União foi até a Câmara municipal de Londrina para conversar com o vereador Mário Takahashi (PV), presidente da casa para o biênio de 2017/2018

Recentemente, no início do mês, a Câmara de Londrina realizou oficialmente a sua primeira sessão no ano. Neste início de atividades, Takahashi fala sobre as expectativas e foco do legislativo para os próximos meses.

“Nós temos alguns planejamentos, já iniciamos uma sequência de ações, inclusive com uma reunião na Associação Comercial de Londrina, onde tratamos da profissionalização da gestão pública, com isso podemos fortalecer ainda mais o poder legislativo, ter uma transparência maior das nossas ações para a sociedade e garantir segurança política e jurídica. Resumindo, nosso maior objetivo é conseguir crescimento bom e produtivo para a cidade de Londrina”, comenta.

Segundo o vereador, essa profissionalização do legislativo seria sentida pelo cidadão na prestação de serviço. “Algumas medidas já tomadas, como o sistema de compras net, possibilita uma maior transparência ao cidadão das compras feitas pelo poder legislativo. Outra medida é a implantação de um sistema informatizado, onde vamos diminuir, por exemplo, todo o trâmite de papel, que vai reduzir custos em relação a isso. Com a informatização, tanto na Câmara como na prefeitura, nós teríamos uma agilidade também no atendimento ao cidadão. A longo prazo, o fortalecimento do poder legislativo e a desburocratização do sistema trará investimento e crescimento”, analisa.

Renovação da Câmara

Dos dezenove vereadores, nove ocupam pela primeira vez uma cadeira na Câmara Municipal. Para Takahashi isto é um ponto positivo. “Os vereadores novos chegam com uma visão externa da sociedade muito mais atualizada em relação as reinvindicações e ao que a sociedade clama em relação ao processo político, isso faz com que a mesa executiva, composta hoje por cinco vereadores, e apenas eu como reeleito, tenha mais produtividade aproximando nosso trabalho a realidade do londrinense”.

Reestabelecimento da Economia

Recentemente o prefeito Marcelo Belinatti anunciou algumas medidas para conter gastos e buscar o equilíbrio nas contas da prefeitura. Para o vereador, a Câmara tem uma função primordial para alcançar o reestabelecimento econômico do município. “Eu diria que um ponto importantíssimo que pode ajudar nossa cidade a crescer e se reestabelecer é a desburocratização dos investimentos em nossa cidade. Muitas questões que tornam o investimento dificultoso, burocrático e inseguro para o empreendedor, faz com que a cidade deixe de crescer. Para isso contamos com o apoio de toda a sociedade. Recentemente convidamos para a primeira sessão extraordinária da câmara, representantes da sociedade civil organizada, para que ele pudessem trazer suas ideias, projetos e anseios e venha a colaborar com o município”.

Reforma do Prédio da Câmara

Também está na pauta do vereador Mário Takahashi a reforma e ampliação do prédio da câmara, uma obra que pra ele tem fundamental importância. “É uma reforma necessária, visando o fortalecimento da instituição do poder legislativo. Neste momento estamos em uma fase de coleta de informações. Para partir para uma obra tão grande como essa, precisamos de um excelente planejamento, estudos técnico e financeiro. Todas as decisões tomadas após um grande planejamento se dará com mais sucesso”.

UBER X Taxistas

Assunto que está longe de ser resolvido, a briga entre Uber x taxistas causa polêmica e divide opiniões. O vereador Rony Alves recentemente protocolou um projeto de lei para regulamentação do Uber em Londrina, para Takahashi, o legislativo tem uma função importante nesta discussão. “A câmara tem o papel do debate político nesta situação. A casa está aberta para todo e qualquer tipo de debate com realizações de audiências públicas, caso necessário. O projeto irá passar pelas comissões temáticas da câmara e essas são abertas a população. Meu posicionamento quanto a essa discussão, está em criar condições para gerar equilíbrio de concorrência igualitária para todos os segmentos. Temos que partir para o conceito de normatizar e colocar os dois grupos no mesmo patamar, a função do legislativo é fazer com que haja a mesma condição de trabalho, depois o mercado dirá qual o melhor serviço”.

Portas Abertas

O vereador Mário Takahashi garantiu que a Câmara Municipal de Londrina está aberta a todo cidadão londrinense para críticas, dúvidas e sugestões que auxiliem no fortalecimento da cidade. “De minha parte eu espero que com essa gestão possamos deixar um legado construtivo para nossa cidade fortalecendo a instituição da câmara municipal, trazendo pra dentro da casa mais ferramentas que possibilitarão a fiscalização mais efetiva aos atos do poder executivo, claro pensando sempre no bem estar do cidadão, porque essa é a nossa função principal, legislar e fiscalizar de forma a garantir sempre o melhoramentos dos serviços públicos prestados”, conclui.

Confira a entrevista em vídeo:

Redação JU

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.