Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados escolheu os três vencedores do Prêmio Darcy Ribeiro: a escola Sesc de Ensino Médio, no Rio de Janeiro; o Instituto Guga Kuerten, em Santa Catarina; e o Programa Todos Pela Alfabetização (Topa), do governo da Bahia.

A Escola Sesc, que foi indicada pelo deputado Alex Canziani (PTB-PR), é uma escola-residência que recebe todo ano 160 alunos que moram em alojamentos da própria instituição. O parlamentar elogia o prêmio da Comissão de Educação e o diferencial da Escola Sesc no Rio de Janeiro: “O principal objetivo da condecoração é estimular e premiar entidades ou pessoas que desenvolvam papel relevante na questão da educação e cultura. Esta escola de ensino médio, que é de excelência, é também modelo, e já está entre as escolas que conseguiram melhor desempenho nas provas do Enem. Ela é gratuita com ensino em tempo integral. O objetivo da instituição é criar líderes. Para nossa alegria a Comissão de Educação reconheceu a importância da escola Sesc, sendo a mais votada”, destacou o parlamentar paranaense, que quer usar o exemplo da escola fluminense para estimular escolas paranaenses. “Já temos boas escolas [paranaenses], mas poderemos melhorar ainda mais.”

O Prêmio Darcy Ribeiro está na sua 11ª edição. Concedido anualmente desde 2000, é um reconhecimento a iniciativas que se destacam na defesa e na promoção da educação, especialmente as relacionadas à educação popular.

A premiação deste ano será entregue no dia 26 de outubro, data em que se comemora 89 anos do nascimento de Darcy Ribeiro. Haverá solenidade no Salão Negro da Câmara.

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios