Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Eleito com pouco mais de 75 mil votos, o deputado federal paranaense Filipe Barros (PSL) tem sido um dos mais destacados cães de guarda do bolsonarismo na Câmara dos Deputados. Aos 28 anos de idade e exercendo seu primeiro mandato em Brasília, ele tem demonstrado faro aguçado para identificar focos de embates ideológicos e disposição em adotar – especialmente nas redes sociais – a retórica que marca o grupo político alinhado ideologicamente por Olavo de Carvalho. Com essa postura, Barros tem conseguido espaço no governo e recentemente foi indicado para a Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos, em substituição ao deputado petista Paulo Pimenta. As informações são da Gazeta do Povo.

A nomeação para a comissão é, por enquanto, um dos principais destaques da rápida ascensão política do jovem deputado que assumiu seu primeiro cargo eletivo em 2016, como vereador de Londrina. O contato inicial de Barros com a política aconteceu na Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde estudou Direito. No primeiro ano da faculdade, ele confessa ter se aproximado do ideário progressista – hoje principal alvo de seus ataques. O ponto de virada de sua formação foi o curso online de filosofia de Olavo de Carvalho, um dos arquitetos do bolsonarismo.

Já alinhado a Olavo, Filipe Barros venceu a disputa pelo comando do Diretório Central dos Estudantes da UEL com promessas de fazer uma gestão à direita. O processo foi complicado, segundo ele, porque a visão progressista é hegemônica no ambiente universitário. Foi nesse momento que tomou gosto pelo embate político. Enquanto presidia o DCE, Barros se aproximou da política em outros ambientes: estagiou no gabinete do vereador Gustavo Richa, primo do ex-governador do Paraná Beto Richa (PSDB), e passou a militar em um grupo contrário ao aborto e à ideologia de gênero. Foi um dos responsáveis por pressionar vereadores de Londrina e cidades da região a eliminarem menções à palavra gênero dos planos municipais de educação.

Esse grupo passou a articular uma candidatura à Câmara Municipal de Londrina que pudesse representar os interesses conservadores. O nome escolhido foi o de Filipe Barros, que à essa altura, em 2014, já havia concluído a faculdade de Direito. O presente que pediu ao pai para comemorar a formatura foi um curso presencial de Olavo de Carvalho. Barros, então, estreitou seu contato com o ideólogo ao passar dez dias com ele nos Estados Unidos.

Em 2014 ele já havia se aproximado também da política partidária e nas eleições gerais foi às ruas pedir voto para Beto Richa, que então disputava a reeleição ao governo do Paraná. “Fiz campanha para o Beto na reeleição dele. Acreditei nele. Ele trabalhava o marketing muito bem. Eu fiz campanha pra ele. Naquele momento era o candidato que tinha. Eu não votaria no Requião nem na Gleisi”, diz o deputado.

Dois anos depois, ele disputou uma vaga na Câmara de Londrina e foi eleito com mais de 4 mil votos. Então filiado ao PRB, Barros afiou seu discurso no Legislativo Municipal. Foi nesse período que ele protagonizou um dos episódios que trouxe mais desgaste à sua imagem pública. Durante uma greve de trabalhadores contra a reforma da Previdência proposta pelo então presidente Michel Temer, ele fez um vídeo de quando saiu dirigindo pelas ruas de Londrina xingando grupos de manifestantes de “vagabundos”. Dias depois, o próprio parlamentar veio a público e pediu desculpas pelo “equívoco quanto à forma do vídeo”.

Nessa época, Barros também aprimorou outra estratégia de embate político: a de processar desafetos. No caso do vídeo, o então vereador, que é evangélico, foi à Justiça contra o Padre Cristiano Bento dos Santos. “O fato gerador do processo é uma entrevista que ele [padre Cristiano] deu na época da tal da greve dos sindicatos, onde ele me acusa de eu ser racista, homofóbico e outros termos que não condizem com a sua batina. Então é lamentável que um padre abandone o seu sacerdócio, a sua batina, para fazer militância política de esquerda", disse o vereador à Folha de Londrina.

O padre foi condenado a pagar R$ 2,3 mil ao vereador. A multa foi paga com dinheiro arrecadado em uma vaquinha feita em Londrina. “Saí em defesa dos trabalhadores. Isso é um dever cristão. Eu também sou um bom cristão, seguidor de Jesus Cristo, e tenho a missão de defender os pobres. E, naquele momento da greve, que ele (vereador) se sentiu ofendido pela minha manifestação, eu estava defendendo os trabalhadores, as pessoas que sofrem para ganhar o seu pão de cada dia", disse o padre, também à Folha de Londrina.

Aproximação com Bolsonaro

Filipe Barros usou o mandato de vereador para se aproximar da família Bolsonaro – a quem já conhecia e admirava pelos posicionamentos políticos. A cada viagem que fazia a Brasília para tratar de assuntos municipais, aproveitava para visitar os gabinetes de Jair e Eduardo Bolsonaro na Câmara dos Deputados. A partir daí, começou a participar de eventos de direita com a presença do presidente e de seus filhos e, após essa aproximação, recebeu de Bolsonaro a missão de assumir a coordenação da campanha em Londrina. À época, o agora presidente ensaiava uma candidatura pelo Patriota e eram poucos os que acreditavam em sua eleição. O apoio foi recíproco, e Barros saiu candidato a deputado federal.

Abertas as urnas no primeiro turno, Londrina foi, entre os grandes centros urbanos, a cidade que proporcionalmente mais deu votos a Bolsonaro. Nesse embalo é que Filipe Barros chegou à Câmara dos Deputados. O parlamentar é um produto exemplar do contexto político de 2018. Com uma trajetória política curta, conseguiu se eleger deputado sem a bênção dos caciques tradicionais da política local, levado pela onda Bolsonaro. Ele derrotou, inclusive, o ex-deputado federal Luiz Carlos Hauly, que já exerceu quatro mandatos na Câmara Federal.

No Congresso

Em Brasília, Filipe Barros continuou trilhando o mesmo caminho que abriu na Câmara de Londrina. Ao entrar de cabeça em polêmicas, provocando adversários, investindo em memes, trucagens e deboches no Facebook e sendo fiel aos Bolsonaro, ele tem ganhado espaço. No primeiro semestre, ficou entre os 20 parlamentares mais influentes nas redes sociais, de acordo com um levantamento da consultoria FSB.

A fidelidade ao governo de Jair Bolsonaro é, nas palavras de Barros, de “100%”. “Quando eu falo 100% é sem ressalvas mesmo. Pela primeira vez na história do Brasil a gente está vendo um presidente com a coragem de fazer as mudanças que o Brasil precisa. A reforma da Previdência é uma dessas causas. Eventuais equívocos que possam acontecer não anulam meu apoio irrestrito ao governo, porque na balança o Brasil está vivendo um momento que até pouco tempo atrás era impensável”, defende.

Nesse apoio irrestrito, o deputado defende até a pouco republicana indicação de Eduardo Bolsonaro ao cargo de embaixador do Brasil nos Estados Unidos. Ele acredita que a proximidade do filho do presidente com Donald Trump pode trazer ganhos econômicos para o Brasil.

Com essa postura, Barros também ganhou espaço no mundo real. No começo de agosto, foi indicado pela ministra Damares Alves – a quem conhece da época da militância pró-vida – ao cargo de membro da Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos. A indicação de Barros foi criticada pelo fato de ele já ter defendido em suas redes sociais o golpe militar de 1964. Eis o que ele pensa sobre o tema:

“Dia 31 março de 1964 foi um contragolpe. É importante a gente lembrar o contexto histórico da Guerra Fria, outras ditaduras se formando no bloco soviético. É importante a gente entender o contexto que levou as pessoas às ruas em 1964 pedir, implorar para que os militares tomassem uma posição. E quando falo a sociedade foi a sociedade mesmo: OAB, CNBB, a imprensa, as instituições foram às ruas pedir para que não mais acontecesse o que estava acontecendo no nosso país. Então o 31 de março foi um contragolpe. Só que esse contragolpe que era pra ser temporário, provisório, foi subvertido e aí sim se transformou em uma ditadura com violações aos direitos humanos, com repressão institucional, com mortos e desaparecidos. O que começou como contragolpe se transformou logo em seguida em uma ditadura mesmo”.

O deputado, que poucos dias após assumir o cargo na comissão disse que a história do golpe militar foi distorcida, deixa claro como será sua atuação. “Essas comissões, esses instrumentos de garantia da memória e da verdade, que no Brasil são três: Comissão da Anistia, Comissão da Verdade e Comissão de Mortos e Desaparecidos, focaram num único lado, que era o lado das mortes e desaparecidos e a repressão do Estado. Mas nós não podemos ignorar, e foi ignorado nos últimos anos, a atuação de grupos terroristas e paramilitares desde antes do 31 de março, inclusive. Mas, simplesmente, a atuação desses grupos foi ignorada por essas comissões. Foram jogados para baixo do tapete. [...] Minha proposta para a comissão é justamente investigar também os mortos e desaparecidos causados pelos grupos terroristas”, diz.

O futuro

Ao mesmo tempo fruto e incentivador da polarização política, Barros não teme uma eventual inanição na hipótese de o cenário se apaziguar. “Independentemente de o cenário político se pacificar ou não, no parlamento sempre haverá pessoas com posições diferentes. Sempre vai ter o pessoal do PT, do PSOL, do PSL.O parlamento se caracteriza por essa pluralidade de ideias, então sempre vai existir esse debate”, sustenta.

A postura, entretanto, pode ser um calcanhar de Aquiles para as aspirações políticas mais imediatas. O deputado já se declara pré-candidato à prefeitura de Londrina e um dos pontos de sua atuação que tem sido alvo de possíveis adversários é seu apreço pelo debate ideológico. Num material contra o deputado, adversários locais ironizam sua atuação: “resolvido o problema de buraco, mato, falta de médico e iluminação na cidade de Londrina. Deputado Filipe Barros acaba de assumir a Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos”.

Para a disputa de 2020, o deputado descarta a aliança com lideranças tradicionais como os Canziani ou os Belinati, mas deixa aberta a porta para negociações com o DEM, o PSD, o PSC e o Podemos. (https://www.gazetadopovo.com.br/parana/filipe-barros-deputado-federal-bolsonarista-olavo-de-carvalho/)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.