Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Em ofício enviado ao presidente interino Michel Temer, FETAEP pede a manutenção do Ministério do Desenvolvimento Agrário

A FETAEP encaminhou nesta semana, após a decisão do Senado pelo afastamento de Dilma Rousseff da presidência da República, ofício ao presidente interino Michel Temer solicitando a permanência do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) – diante do possível corte da pasta na reforma ministerial. Para a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná, o Ministério é um dos grandes responsáveis pelos avanços das políticas voltadas à agricultura, especialmente a familiar.

Segundo o presidente da FETAEP, Ademir Mueller, a agricultura familiar tem se desenvolvido do ponto de vista econômico, social, ambiental, assim como na produção de alimentos saudáveis graças ao apoio e à articulação do MDA. “Como resultado, estamos contribuindo mais e de maneira efetiva com o PIB e com os aspectos econômicos e sociais do país”, afirma Mueller. Dessa forma, continua ele, a agricultura familiar vem ganhando visibilidade da sociedade nacional e internacional como protagonista na busca pela soberania e segurança alimentar”, salienta.

Outro aspecto que justifica a permanência do Ministério é o fato de que as principais políticas públicas conquistadas pelo Movimento Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais, como PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), PNCF (Programa Nacional de Crédito Fundiário), entre outros, são administrados pelo MDA. “A nosso ver é preciso continuar com uma estrutura própria para prosseguir atendendo aos anseios da agricultura familiar. Além disso, consideramos de extrema relevância os serviços prestados pelo MDA aos agricultores familiares do Brasil e, principalmente, do Paraná”, afirma o presidente da FETAEP, Ademir Mueller.

Renata Souza/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.