Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O senador Flávio Arns (Rede/PR), atendendo a uma demanda especial dos portadores de Atrofia Muscular Espinhal (AME), enviou ofício à primeira dama, Michelle Bolsonaro, para falar sobre a medicação Spinraza. Ele, que é presidente da Subcomissão da Pessoa com Deficiência, acompanha de perto esse assunto junto com a senadora Mara Gabrilli (PSDB/SP), que preside a Subcomissão sobre Doenças Raras, no Senado.

Em abril de 2019, foi assinada uma portaria pelo Ministério da Saúde incorporando aos procedimentos de dispensação no SUS a medicação Spinraza, fundamental no tratamento dos que sofrem com a AME, doença rara e degenerativa. Ocorre que esta portaria contemplou somente os portadores da AME Tipo I.

Para os que têm Tipo II e III da doença, o Ministério da Saúde publicou outra portaria em junho de 2019, contemplando-os conforme acordo de compartilhamento de risco entre o Ministério e a indústria farmacêutica produtora do Spinraza. Só que os pacientes alegam que, passado um ano da vigência dessa portaria, eles ainda não têm acesso à medicação pelo SUS.

“O Spinraza é o único medicamento eficaz no tratamento da AME, só que é de alto custo e os pacientes não têm como arcar com os elevados custos do tratamento. É preciso se cumpra a Lei para custear e amparar esses pacientes”, afirmou Flávio Arns.

Greicy Pessoa/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.