Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A cerimônia de abertura será na quinta-feira, na usina de Itaipu

Cerca de três mil atletas de todo o Brasil participam, em Foz do Iguaçu,   da   maior   competição universitária do país: as Olimpíadas Universitárias (JUBs 2012). A abertura do evento será na quinta-feira, às 19h30,   no Mirante Central da usina de Itaipu, com a presença de aproximadamente 300 pessoas. As competições prosseguem até o dia 27.

Todos os 26 estados e o Distrito Federal terão atletas nas disputas. As maiores delegações – 143 atletas - são as do Amazonas e de São Paulo, seguidos de Paraná e Pernambuco, com 141, e do Rio de Janeiro, com 140. Rondônia, com 66 atletas, Amapá (52) e Acre (48) formam as três menores delegações.

Na solenidade de abertura, a judoca Sara Menezes, que conquistou uma medalha de ouro nas Olimpíadas de Londres, vai acionar a Tocha Olímpica.

Durante os jogos, a pira será mantida acesa numa estrutura acoplada ao Homem de Aço, estátua de metal que representa os trabalhadores que construíram a Itaipu.

Os atletas vão disputar torneios em quatro esportes coletivos (basquete, futsal, handebol e vôlei) e quatro individuais (atletismo, judô, natação e xadrez).

Participam da disputa revelações como o velocista carioca Aldemir Gomes, primeiro colocado do ranking nacional nos 100m e 200m rasos; a judoca paulista Flávia Gomes, medalha  de prata no Grand Slam do Rio de Janeiro na categoria leve e o enxadrista pernambucano Vinícius Tiné, décimo colocado no Mundial de Xadrez 2012.

Os jogos começam no dia 18, com a primeira rodada do torneio de xadrez. De 19 a 21 de outubro acontecem as competições individuais. Os torneios dos esportes coletivos começam no dia 23, com as partidas pela fase classificatória; nos dias 26 e 27 ocorrem os jogos semifinais e finais. Serão mais de 420 partidas durante os cinco dias de competição e a entrada para o público é gratuita em todas as praças esportivas.

As Olimpíadas Universitárias 2012 são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), corealizadas pelo Ministério do Esporte e pelas Organizações Globo, com a direção técnica da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e o apoio da Federação Paranaense de Esporte Universitário e da Prefeitura de Foz do Iguaçu.

Jogos

A      programação     completa     pode     ser     conferida     em http://olimpiadasuniversitarias.cob.org.br/.

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios