Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A presidenta Nacional do PT, Gleisi Hoffmann, condenou, ontem (16), a posição do banco Santander em relação a um relatório assinado por Victor Candido, consultor da instituição, no qual especula sobre um golpe para evitar a volta de Lula à Presidência. O documento foi enviado a clientes e operadores financeiros da instituição na semana passada.

O relatório avalia que “ninguém apoiará um golpe em favor de Bolsonaro”. Diante da possibilidade de uma vitória de Lula nas eleições de 2022, no entanto, Candido afirmou: “É possível especular sobre um golpe para evitar o retorno de Lula. Ele era inelegível até outro dia, por exemplo, pode voltar a sê-lo”.

Em carta enviada à diretoria do banco, Gleisi cobrou medidas da presidenta da instituição e lembrou que o ex-presidente Lula foi inocentado na Justiça.  “Ao fazer referência ao que chama de “máquina de corrupção do governo Lula”, tal documento ofende não apenas o ex-presidente e seu partido. Ofende a verdade e o Poder Judiciário do Brasil”, diz trecho da nota da presidenta do PT.

Após o vazamento do relatório, o banco emitiu uma nota, eximindo-se de qualquer responsabilidade e muito menos anunciando medidas contra o consultor. Segundo o banco, “o conteúdo trata-se, tão somente, de avaliação feita por uma consultoria independente – que não censuramos e por cujo teor não nos responsabilizamos -, repassada a um grupo restrito de investidores que necessitam embasar suas decisões em diferentes visões do cenário nacional”.

 “Não se trata de permitir a circulação de análises, livre de censura, como alega o banco em sua manifestação”, rebateu Gleisi. “Trata-se de divulgar e revestir com sua credibilidade um texto que, além de ofensivo a uma corrente política legítima, estimula uma visão golpista e antidemocrática em relação ao processo eleitoral brasileiro”.

A nota cobra ainda uma retatração pública do banco e providências quanto aos contratos firmados com a empresa de consultoria. “Tais fatos, gravíssimos, cobram mais que uma retratação pública do Grupo Santander pelas ofensas a Lula e ao PT. Exigem que se posicione também sobre a relação contratual com a empresa que produziu o texto divulgado nos canais institucionais do Santander”.

Leia a íntegra da nota abaixo.

       À Sra. Ana Botín-Sanz de Sautuola y O`Shea, Presidenta Executiva, e aos membros do Conselho de Administração do Banco Santander,

        Prezadas senhoras,

        Prezados senhores,

             É de conhecimento geral a divulgação pelo Banco Santander no Brasil a seus clientes, na última semana, de documento injurioso ao Partido dos Trabalhadores e ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

             Ao fazer referência ao que chama de “máquina de corrupção do governo Lula”, tal documento ofende não apenas o ex-presidente e seu partido. Ofende a verdade e o Poder Judiciário do Brasil.

             É fato de repercussão mundial que o Supremo Tribunal Federal, em julgamentos realizados em março e abril deste ano, anulou todas as condenações ilegais e injustas impostas a Lula pelo ex-juiz Sergio Moro, declarado suspeito, parcial e incompetente nas decisões do STF.

             A este julgamento, que restabeleceu a inocência do ex-presidente perante a lei e a Constituição do Brasil, somam-se outras 12 decisões judiciais em diversas instâncias que o absolveram plenamente diante de denúncias sem justa causa.

             Dentre estas decisões, destaca-se sentença da 12ª. Vara da Justiça Federal de Brasília, de dezembro de 2019, que absolveu Lula, ex-ministros e dirigentes do PT da falsa acusação de formação de quadrilha para desviar recursos públicos.

              Além de declarar a absoluta improcedência da acusação, o juiz federal Marcus Vinícius Reis Bastos apontou na sentença: “A denúncia apresentada, em verdade, traduz tentativa de criminalizar a atividade política”.

              Tais decisões judiciais, claríssimas, contrastam com a afirmação leviana e desprovida de qualquer argumento ou prova que se apresenta no documento distribuído pelo Banco Santander a seus clientes e investidores no Brasil.

              A divulgação do documento por instituição financeira com sede em outro país revela-se ainda mais descabida pelas menções que faz à alegada conveniência de um golpe de estado no Brasil ou de uma nova condenação política de Lula, para evitar sua eleição.

              A manifestação pública da instituição sobre o episódio, divulgada em 13 de agosto, é totalmente insatisfatória ante a gravidade dos fatos.

              Não se trata de permitir a circulação de análises, livre de censura, como alega o banco em sua manifestação.  Trata-se de divulgar e revestir com sua credibilidade um texto que, além de ofensivo a uma corrente política legítima, estimula uma visão golpista e antidemocrática em relação ao processo eleitoral brasileiro.

               Tais fatos, gravíssimos, cobram mais que uma retratação pública do Grupo Santander pelas ofensas a Lula e ao PT. Exigem que se posicione também sobre a relação contratual com a empresa que produziu o texto divulgado nos canais institucionais do Santander.

                Sem prejuízo do atendimento à interpelação extrajudicial que estamos encaminhando à direção-executiva e ao Conselho de Administração do Banco Santander, são estes os posicionamentos que aguardamos, em respeito devido à verdade, ao nosso partido e nossos dirigentes; em respeito à Justiça e à democracia no Brasil.

Atenciosamente,

Gleisi Hoffmann, Presidenta Nacional do Partido dos Trabalhadores

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.