Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) pediu prioridade para a discussão de projetos que garantam maior participação de mulheres na política

Para Gleisi, é preciso garantir condições de igualdade nas disputas eleitorais para evitar a redução das bancadas femininas, como aconteceu no último pleito.

“Apesar das conquistas, a luta por igualdade de gêneros ainda caminha a passos lentos e as bancadas femininas continuam sendo minoria em todas as esferas do poder”, lamentou.

O número de deputadas estaduais e distritais, destacou Gleisi, diminuiu 14,89% ao se comparar as representantes eleitas este ano e as atuais bancadas. Em 5 de outubro, foram eleitas 120 mulheres, contra 141 hoje nas 26 assembleias estaduais e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

“O fato é que os números estão longe de alcançar a cota de pelo menos 30% de candidaturas de mulheres a cargos eletivos. E muito mais distante ainda dos mais de 50% de mulheres que compõem a totalidade da população brasileira.”

Para reverter este quadro, Gleisi pediu apoio dos senadores para aprovação do PLS 132, de 2014, de autoria do senador Aníbal Diniz (PT-AC) que altera o Código Eleitoral para reservar, quando da renovação de dois terços do Senado Federal, uma vaga para candidaturas masculinas e outra vaga para candidaturas femininas.

“A aprovação desta matéria teria a capacidade de realmente transformar a composição do Senado Federal no curto prazo de forma a tornar a Casa muito mais equilibrada do ponto de vista da representação de gênero.”

A matéria deve ser discutida na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) nesta quarta-feira, tendo como relator o senador Paulo Paim, que já apresentou parecer favorável a sua aprovação.

A senadora também é autora de projeto para garantir que 50% das vagas nas Assembleias Legislativas Estaduais, Câmara Legislativa do Distrito Federal e das Câmaras Municipais sejam preenchidas por mulheres. “Não existe democracia plena se metade da população não está representada”, defende.

Gleisi ainda pediu apoio das duas Casas para a PEC 12, de 2011, de sua autoria, que limita a possibilidade de reeleições consecutivas para o mandato de senador, além de determinar a desincompatibilização do cargo para ocupantes de chefe de Poder Executivo e de senador para concorrer na eleição.
“A partir de fevereiro próximo, este e outros temas da Reforma Política, como a proibição de coligações em eleições proporcionais, a questão das listas abertas ou fechadas, o voto facultativo, a suplência de senadores, devem ser temas de deliberação obrigatória no Congresso Nacional”, finalizou.

Asimp/Senado

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.