Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Em veemente discurso no plenário ontem (29), a senadora Gleisi Hoffmann (PT/PR) fez um desafio a seus colegas, durante a votação, em primeiro turno, da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 55. Ela conclamou os senadores favoráveis à medida que reduz investimentos em áreas sociais a aprovarem três projetos de resolução de sua autoria que cortam benefícios dos parlamentares. O primeiro, acaba com a vitaliciedade do plano de saúde dos senadores. O segundo diminui em 10% a verba de gabinete e o terceiro reduz de cinco para quatro o número de passagens aéreas a que eles têm direito por mês.

Indignada, Gleisi argumentou, por exemplo, ser inaceitável o Senado aprovar uma proposta que sacrificará a população dependente da saúde pública e do Sistema Único de Saúde (SUS), ao mesmo tempo em que garante plano de saúde até para quem deixou a vida parlamentar. “Com que cara nós vamos encarar a população? Qual é a moral que nós temos para votar uma redução do SUS? Então, vamos ter pelo menos a decência de começar a mexer pelo nosso. Vamos votar aqui também a redução em pelo menos 10% a nossa verba de gabinete e limitar só com quatro passagens aéreas por mês”, afirmou.

Gleisi ainda desafiou o plenário a votar o outro projeto de sua autoria, que corta em 20% os salários de deputados e senadores. A proposta foi aprovada na manhã desta terça-feira na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE), presidida pela petista. “Gostaria que o senador Renan colocasse para votar esse projeto. Aí pode ser que tenhamos um pouquinho de moral para cortar benefícios e salários dos outros, porque nós vamos cortar o salário mínimo, deixar o salário mínimo sem reajuste”, frisou.

Durante seu pronunciamento, Gleisi também protestou contra a decisão do Senado de proibir o acesso de estudantes e sindicalistas às galerias, para acompanhar a votação da PEC da maldade. Ela ressaltou que não tinha justificativa a população estar fora do plenário e apanhar da Polícia na Praça dos Três Poderes.

“Se há uma convicção tão grande de que a população apoia essa emenda, por que o povo não pode entrar? Quem tem medo do povo aqui?”, questionou a senadora, que concluiu: “Aliás, essa PEC é um engodo. Estão vendendo para a população brasileira algo que não vão entregar. Como também não é verdade que a saúde e a educação não vão ser afetadas. Se não fossem afetadas, por que fazer uma Proposta de Emenda Constitucional?"

Dayane Hirt/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.