Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) esteve reunida com mais de 200 lideranças do terceiro setor, na sexta-feira (20), em Curitiba, para discutir políticas públicas e programas de combate às drogas. O encontro, realizado no auditório da Fiep, contou com a presença do ministro interino do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Marcelo Cardona Rocha, e o secretário Nacional de Políticas sobre Drogas, Vitore Maximiano, que destacou os avanços alcançados com o programa do governo federal “Crack, É Possível Vencer”.

Segundo Gleisi, a realização do seminário surgiu de um encontro com lideranças cristãs evangélicas realizado em dezembro de 2014, onde se constatou  a necessidade de ampliar o diálogo entre o terceiro setor e os órgãos governamentais que trabalham no combate às drogas. “Antes do Estado ter políticas públicas de combate às drogas eram as instituições que faziam o atendimento, por isso, tenho grande respeito por todas elas e acredito que podemos melhorar os programas federais com a experiência e a contribuição dessas lideranças”, frisou Gleisi.

Durante sua explanação, o secretário Vitore Maximiano destacou o papel fundamental que a senadora teve na construção do programa “Crack, É Possível Vencer”. “Os acertos desse programa devemos a então ministra Gleisi Hoffmann, que liderou o processo que fez deslanchar em todo o país a construção de uma rede de serviços para recuperação de dependentes químicos. Quero externar o meu reconhecimento público do seu trabalho para fortalecimento dessas ações. A estruturação que temos hoje devemos a liderança da ministra Gleisi”, afirmou.

De acordo com Maximiano, atualmente o governo federal mantém 375 contratos com  comunidades terapêuticas em todo o Brasil, responsáveis pela oferta de 8.200 vagas para acolhimento integralmente gratuito de dependentes. No Paraná são disponibilizadas 697 vagas por meio de 42 contratos. “O trabalho de combate às drogas é uma política de responsabilidade compartilhada principalmente com as entidades do terceiro setor”, ressaltou.

Durante o evento, as lideranças participaram de debates e receberam orientações de técnicos do governo federal sobre o processo para  operacionalização de convênios. “Foi uma boa oportunidade para ver o que é possível melhorar e de que forma a sociedade pode contribuir com esse trabalho. É uma luta de todos que deve abranger governos, sociedade, segmentos da saúde, escolas e igrejas", destacou Gleisi.

O evento, organizado pelo  mandato da senadora em parceria com o Geasp, Rede Cristã Reage, Repas, Comped, Núcleo de Comunhão Pastoral de Curitiba, Cuide-se, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome e Sistema Fiep, também contou com a presença da deputada federal Christiane Yared (PTN), o presidente da Fiep, Edson Campagnolo, e o pastor Hilquias Paim, entre outras lideranças.

Asimp/Senado
 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.