Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O governador Beto Richa afirmou ontem (11), no Palácio Iguaçu, que o governo estadual pagará na folha de janeiro o terço de férias aos servidores públicos estaduais, grande parte funcionários da educação que tradicionalmente tiram férias no final e começo do ano. A medida foi anunciada durante assinatura do decreto que concede reajuste salarial aos servidores públicos ativos, inativos e pensionistas, de 10,67%, referente ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) integral de 2015. O impacto do pagamento das férias aos cofres públicos será de R$ 128 milhões em 2016. 

Richa destacou ainda que o terço de férias será pago com a incorporação do reajuste de 10,67%. “Uma medida importante que mostra o comprometimento que nosso governo tem com a melhoria das condições dos servidores públicos estaduais, que são fundamentais para o bom funcionamento do Estado”, disse. 

O governador agradeceu o trabalho dos servidores estaduais e destacou a participação deles no ajuste fiscal. “Enquanto outros estados e a própria União encontram dificuldades financeiras para honrar compromissos, o Paraná consegue importantes avanços na valorização dos servidores graças ao ajuste fiscal que começou em 2014 e que contou com a colaboração do funcionalismo público e de toda a sociedade paranaense”, disse Beto Richa. 

A secretária de Estado da Administração, Dinorah Nogara, explicou que o terço de férias deverá ser pago para 117.304 servidores que estão em férias durante o mês de janeiro. Ela disse que, historicamente, esse período de começo de ano muitos servidores tiram férias e o governo tem um acordo para pagar o benefício na folha de janeiro. “Um pagamento importante que já vem reajustado com o aumento concedido pelo Estado. O ajuste fiscal implantado pelo Estado, que contou com a participação dos servidores, foi fundamental para que o governo chegasse nessa época com recursos para pagar todos os benefícios em dia, inclusive antecipar o décimo-terceiro”, afirmou. 

De acordo com a secretária da Educação, professora Ana Seres, professores tiram férias em janeiro, então são os maiores beneficiados de receberem os 10,67% já no terço de férias. “Os profissionais recebem não só o reajuste de 10,67%, mas também o proporcional ao terço de férias”, disse a secretária. 

Segundo a secretária, o Governo conseguiu corresponder às expectativas dos professores e profissionais da educação. “Isso é importante, e agradeço ao governador Beto Richa pelo empenho”, afirmou Ana Seres, ao lembrar que os profissionais da Educação já percebem que o governo honra seus compromissos. 

AUMENTO REAL - Desde 2011, Richa destacou que o Governo do Paraná ampliou o poder aquisitivo dos servidores com aumentos acima da inflação para quase todas as categorias do funcionalismo público, particularmente professores, policiais e profissionais da saúde. 

A valorização dos servidores não ficou apenas na questão salarial. Foram feitas grandes contratações, recuperando a defasagem de profissionais, particularmente em áreas de atendimento direto à população. Também foram adotados planos de carreira para diversas categorias, com ajustes em tabelas salariais, e criado o novo Quadro Próprio dos Servidores da Saúde (QPPS). 

AEN

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios