Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

 

Prefessor Antonio Rodrigues Varela e Professor Antonio Carlos Aleixo

Cássio Henrique Ceniz/Asimp/Universidade Estadual do Paraná/Fecilcam

Os professores Antonio Carlos Aleixo e Antonio Rodrigues Varela Neto foram nomeados pelo governador do Paraná, Beto Richa, para assumirem as respectivas funções de reitor e vice-reitor da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). A oficialização aconteceu através do decreto 6896/2012, publicado no último Diário Oficial de 2012.

Os nomeados foram os primeiros eleitos através de consulta universitária e serão responsáveis pela coordenação das atividades da sétima universidade mantida pelo Estado. A consulta ocorreu no dia 21 de novembro e o resultado das urnas foi homologado pelo Conselho Universitário em reunião realizada no dia 4 de dezembro.

Aleixo e Varela substituirão o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Alípio Leal, e o professor Marco Aurélio Visintin que respondiam como reitor e vice-reitor pro tempore da instituição. “Só este governo e o empenho do secretário [Alípio], e do vice-reitor [Visintin], é que permitiram o andamento do processo”, reconhece Aleixo.

Transição

Aleixo já apresentou a carta de renúncia do cargo de diretor da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam) – câmpus que integra a universidade – e se comprometeu a realizar uma transição tranquila. “Vou deixar a direção e me responsabilizei em deixar organizada a distribuição das aulas para este início de ano letivo, a liberação dos professores e a ocupação do novo câmpus”, detalha.

A transmissão oficial do cargo ao vice-diretor, Eder Rogério Stela, ocorrerá na assembleia de retorno das aulas, prevista pelo calendário acadêmico, para 4 de fevereiro.

Unespar

A Unespar terá 65 cursos e cerca de 12 mil alunos. Reúne oito faculdades antes isoladas: a Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), a Faculdade de Artes do Paraná (FAP), a antiga Academia Policial Militar do Guatupê, agora nomeada Escola Superior de Segurança Pública, as três em Curitiba; a Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam), a Faculdade Estadual de Educação, Ciência e Letras de Paranavaí (Fafipa), a Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar), a Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea) e a Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (Fafiuv).

Nova reitoria

Antonio Carlos Aleixo é professor do departamento de Letras da Fecilcam, desde 1994. Graduou-se em Letras pela Fecilcam e é mestre em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista (Unesp/Araraquara). Foi chefe do departamento e coordenador do curso de Letras da Fecilcam. Elegeu-se diretor em 2005 e foi reeleito em 2009. Antes de ingressar para o quadro efetivo da Fecilcam, foi servidor público municipal da Biblioteca Pública Professor Egydio Martello e da Fundação Cultural de Campo Mourão até 1992, quando foi aprovado em concurso público para professor da rede estadual. Ministrou aulas na Educação Básica até 2003.

Antonio Rodrigues Varela Neto é professor assistente do colegiado de Administração da Faculdade Estadual de Educação, Ciência e Letras de Paranavaí (Fafipa), desde 1987. É formado em Administração pela Fafipa, possui especialização em Gestão de Pessoas, Gestão Hospitalar e Mestrado em Administração. Na Fafipa já foi diretor financeiro, chefe de departamento, coordenador de colegiado e atualmente é diretor.

Eder Rogério Stela

Fotos; Divulgação

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios