Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Em reunião ontem com reitores e diretores das treze instituições de ensino superior do Paraná, Richa nomeou 248 professores, 159 agentes para os hospitais universitários e 70 agentes universitários de ensino. Richa determinou ainda a criação de um grupo técnico para estudar uma proposta de reajuste salarial aos docentes.

O governador Beto Richa assinou ontem (06/03) um decreto nomeando 477 profissionais para atuarem em treze instituições de ensino superior do Paraná (veja lista abaixo). Serão 248 professores, 159 agentes para os hospitais universitários e 70 agentes universitários de ensino. Richa determinou ainda a instituição de um grupo técnico para estudar uma proposta de reajuste salarial aos docentes do ensino superior.

“As universidades são centros irradiadores de conhecimento e desenvolvimento regional. Por isso queremos investir para que o ensino superior seja totalmente gratuito e de qualidade. O anúncio dessas contratações é prova do esforço que o governo estadual está realizando”, disse o governador. Os novos contratados passarão por exames médicos e devem iniciar os trabalhos em até um mês.

Richa pediu que a equipe de secretariado apresente uma proposta de reajuste para professores o mais breve possível. “Estamos acompanhando as tratativas e temos urgência. Esperamos apresentar em uma semana uma proposta que satisfaça os professores e atenda as possibilidades do Estado”, garantiu o governador.

O governador concluiu enumerando compromissos que foram assumidos e estão sendo cumpridos para o desenvolvimento do ensino superior paranaense: a reposição do quadro funcional, o repasse em dia das verbas de custeio e o plano de investimentos das universidades.

Para o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, em todos os itens citados pelo governador houve avanços significativos. “Esse anuncio supre a falta de servidores. Agora, haverá um fluxo contínuo de contratações”, disse o secretário. 

De acordo com João Carlos Gomes, reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), as contratações de 44 professores e 10 agentes de ensino representam um grande avanço para a instituição. “Vamos sanar o déficit de profissionais na UEPG. A presença do professor na sala é o que define a qualidade do ensino”, disse ele, ao explicar que o centro universitário conta com um corpo funcional de 800 pessoas.

O reitor destacou ainda a importância do diálogo para o avanço da reposição salarial das categorias do ensino superior e disse que a expectativa dos professores é grande. “A posição do governo, de entendimento, mostra que estamos avançando. É essa posição que queríamos escutar”, concluiu João Gomes.

Grupo de trabalho

A decisão de criar um grupo de trabalho surgiu durante reunião do governador com os reitores das universidades e faculdades estaduais no Palácio Iguaçu. A equipe será formada por representantes das universidades, faculdades e das secretarias da Administração Pública, Fazenda, Ciência e Tecnologia, Planejamento e Educação.

O grupo terá a função de avaliar a disponibilidade financeira e orçamentária do Estado e apresentar uma proposta de reajuste. A principal preocupação do governo é que a folha salarial não ultrapasse os limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

O secretário de Administração e Previdência, Luiz Eduardo Sebastiani, explica que existe um desequilíbrio entre as remunerações dos docentes com outros grupos funcionais. Ele destaca que a determinação do governador é formular uma proposta rápida e precisa.

“Queremos oferecer um reajuste correto e responsável, do ponto de vista financeiro. Esse aumento terá um impacto na folha, e a função do grupo será estudar o limite da capacidade financeira do Estado”, disse ele, ao garantir que em uma semana haverá um entendimento.

O secretário pediu que os reitores e diretores enviem nesta quarta-feira a folha salarial das universidades para que o governo estadual faça as analises.

Acompanharam a assinatura do decreto o vice-governador e secretário estadual da Educação, Flávio Arns, o deputado estadual Marcelo Rangel e os reitores da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) e Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

Além dos diretores da Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (FACIPA), Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (FACEA), Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (FECILCAM), Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), Faculdade de Artes do Paraná (FAP), Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (FAFIPAR) e Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (FAFI-UV).

Confira a relação dos profissionais para cada intituições de ensino superior

INSTITUIÇÃO          DOCENTES            AGENTES ENSINO       AGENTES HU

EMBAP          8                           x                                    x

FAFIPA                   6                           4                                    x

FAFIPAR                 6                           x                                    x

FAFIUV                   14                         x                                    x

FAP                       6                           2                                    x

FACEA          11                         4                                    x

FECILCAM               25                         9                                    x

UEL                       23                         24                                  141             

UEM                       32                         x                                    18

UENP                     3                           9                                    x

UEPG                     44                         10                                  x

UNICENTRO             69                         8                                    x

UNIOESTE               1                           x                                    x

TOTAL                        248                             70                                           159

(AEN)

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios