Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Simone Caroline Vitorino/Asimp/SEAE

Os secretários estaduais da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, e de Assuntos Estratégicos, Edson Casagrande, assinaram na terça-feira (12), em Curitiba, a liberação de quase R$ 600 mil para investimentos em três municípios do Sudoeste do Paraná: Pato Branco, Dois Vizinhos e Francisco Beltrão. Os recursos se destinam a projetos de qualificação profissional de jovens e adolescentes em eletroeletrônica. 

No caso de Pato Branco, os recursos serão usados também para a realização do Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica do Parque Tecnológico. Todos os projetos darão suporte à criação de parques tecnológicos em cada um dos três municípios, anunciados pelo governador Beto Richa no final de 2011. 

De acordo com o secretário Edson Casagrande, O sudoeste tem apresentado uma demanda muito alta em mão de obra qualificada no setor de tecnologia, e estes laboratórios vão permitir a qualificação de jovens e adolescentes, suprindo esta carência e em conseqüência propiciando maior  desenvolvimento regional.
 
Desse planejamento fazem parte os sete polos de pesquisas para o desenvolvimento de inovações tecnológicas, que abrangem todo o Estado e são encabeçados pelas universidades estaduais. No desenho desse projeto está em preparação um Parque Tecnológico Virtual, ao qual estarão integrados todos os municípios paranaenses. Trata-se de uma plataforma a ser coordenada pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). 

De acordo com o secretário da Ciência e Tecnologia, o que se pretende é a criação de ambientes propícios a receber investimentos. Alípio Leal explica que os municípios precisam definir sua vocação para que sejam criados Arranjos Produtivos Locais, além dos já existentes, para aprimorar a produção da região e colocá-la no mapa mundial. 

Esses investimentos, segundo o subchefe da Casa Civil Guto Silva, realizados pelo Estado vai de encontro com o sistema regional de inovação do sudoeste – SRI Sistema Regional de Inovação se faz com sinergia entre academia, poder publico e iniciativa privada. 

Participaram da solenidade de assinatura na Secretaria de Assuntos Estratégicos, em Curitiba, além dos secretários, os prefeitos de Pato Branco, Roberto Viganó; Francisco Beltrão, Wilmar Reichembach; Dois Vizinhos, José Luiz Ramuski; e os deputados estaduais Ademar Traiano, Augustinho Zuchi e Rose Litro.

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios