Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Grupo Muda Senado, Muda Brasil! anunciou, na quarta-feira (23), em coletiva à imprensa, a importância da tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 12/2019, de autoria do senador Álvaro Dias (PODE-PR), que trata da diminuição de parlamentares no Congresso Nacional.

A matéria inicialmente só propunha a diminuição do número de senadores no parlamento brasileiro, de três para dois por estado. O senador Oriovisto Guimarães (PODE-PR), relator dessa PEC, incluiu uma emenda ao parecer estendendo o corte para a Câmara, diminuindo 1/3 dos deputados federais.

“Precisamos de um parlamento mais racional. Temos muitos senadores e deputados e, às vezes, pautas importantes como as Reformas não são votadas objetivamente por conta de um complexo jogo de interesses. Então, é fundamental darmos o exemplo e começar cortando na própria carne. O Estado precisa diminuir. O país quer um Estado enxuto e transparente“, argumentou o senador Oriovisto.

De acordo com o relatório, o Senado ficará com 54 senadores (hoje são 81) e a Câmara com 342 deputados (hoje são 513). Oriovisto destacou ainda que “esta redução trará enorme economia aos cofres públicos, dará mais agilidade ao Congresso, aumentará a transparência e reduzirá as possibilidades de corrupção e negociações espúrias”.

O projeto também poderá impactar o número de deputados estaduais, pois há uma vinculação constitucional: a definição da quantidade de parlamentares nas Assembleias Legislativas é proporcional ao número de deputados federais. “A economia é enorme e essa verba pode ser aplicada em setores básicos como educação, saúde e segurança pública”, afirmou Oriovisto.

Sobre a tramitação da PEC

A PEC 12/2019 está pronta para ser votada na Comissão de Constituição e Justiça e depois vai ao Plenário.

O senador Oriovisto concluiu dizendo que “o apoio da população se torna primordial para termos condições políticas de aprovar a PEC 12/2019, tanto no Senado, quanto na Câmara dos Deputados”.

Asimp/Senador Oriovisto Guimarães (Podemos/PR)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.