Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Candidatos interessados em estudar em um curso de graduação no IFPR devem se apressar: as inscrições no Sistema de Seleção Unificado terminam hoje (11).

Asimp/ IFPR

Termina nesta sexta-feira (11) o período de inscrições no Sistema de Seleção Unificado (SiSU), sistema informatizado pelo qual instituições públicas de ensino superior disponibilizam vagas para os candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). No Paraná, o IFPR é uma das instituições que utiliza o SiSU como método de seleção de candidatos. A instituição disponibiliza 204 vagas – 30% do total da oferta para o primeiro semestre de 2013 – em 17 cursos superiores nas cidades de Curitiba, Londrina, Palmas e Paranaguá.

Inscrições

As inscrições no SiSU devem ser feitas exclusivamente pelo site www.sisu.mec.gov.br. Ao efetuar a inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas oferecidas pelas instituições participantes. O candidato também deve definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência ou às vagas destinadas a políticas afirmativas.

Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem e eventuais ponderações (pesos atribuídos às notas ou bônus). A primeira chamada de candidatos selecionados será divulgada na próxima segunda-feira (14).

Em 2013, 101 instituições públicas de ensino selecionam candidatos por meio do SiSU. Ao todo, são oferecidas 129.279 vagas em mais de 3,7 mil cursos de graduação.

Ações afirmativas no IFPR

Das vagas oferecidas em cada curso superior do IFPR por meio do SiSU, 75% foram destinadas às cotas de ações afirmativas previstas na Lei 12.711/2012 – que contempla estudantes oriundos de escolas públicas; candidatos oriundos de famílias com renda per capita menor que 1,5 salários mínimos e candidatos negros e indígenas – e aos portadores de deficiência. O candidato que deseja concorrer a uma dessas vagas deve indicar ainda no ato de inscrição em qual delas se encaixa. O perfil de cada uma das vagas e a quantidade de vagas disponíveis em cada um estão descritos no Termo de Adesão ao SiSU, assinado pela Reitoria do IFPR em novembro.

Além do SiSU, o ingresso de novos estudantes nos cursos superiores do IFPR se dará por do Processo Seletivo 2013, realizado em dezembro de 2012. Nos cursos de Licenciatura, 20% do total das vagas oferecidas foram destinadas a um processo seletivo especial que contemplou os professores da educação básica.

Outras informações sobre os processos de seleção para os cursos superiores do IFPR estão disponíveis no site www.ifpr.edu.br/graduacao.

Conheça os cursos superiores

Câmpus Londrina

Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Câmpus Paranaguá

Licenciatura em Ciências Sociais

Licenciatura em Física

Curso Superior de Tecnologia em Manutenção Industrial

Câmpus Curitiba

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública

Bacharelado em Ciências Contábeis

Câmpus Palmas

Bacharelado em Administração

Licenciatura em Artes Visuais

Licenciatura em Ciências Biológicas

Bacharelado em Ciências Contábeis

Licenciatura em Educação Física

Bacharelado em Enfermagem

Bacharelado em Engenharia Agronômica

Bacharelado em Farmácia

Licenciatura em Letras – Português/Inglês

Licenciatura em Pedagogia

Licenciatura em Química

Outras informações sobre os cursos de graduação oferecidos pelo IFPR estão disponíveis no site www.ifpr.edu.br/graduacao.

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios