Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Política 24/05/2012  09h06

II Fórum Mundial da Educação começa no próximo dia 28

Ministro Aloízio Mercadante comanda a conferência de abertura

Camila Ribas/Asimp

 

No próximo dia 28, às 19h, será realizada a cerimônia de abertura do II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, em Florianópolis. O evento acontece até o dia 1º de junho e busca levantar propostas que integrem a plataforma mundial de educação por meio de discussões com estudiosos renomados mundialmente. Na abertura, o ministro da educação Aloízio Mercadante comanda a primeira conferência. Atrações culturais também fazem parte da programação. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.forumedutec.org/.

Além do pronunciamento do Ministro, a cerimônia de abertura conta com a apresentação da cantora Cláudia Barbosa, com a canção “Rancho de amor à ilha”, de autoria de seu pai, Zininho. A música leva o suporte do quarteto de cordas da orquestra Camerata Florianópolis, que também fica responsável pela execução do Hino Nacional Brasileiro. O grupo Ballet Stagium também sobe ao palco com o espetáculo “Coisas do Brasil”, do coreógrafo Décio Otero e da diretora Márika Gidali. O número é uma visão crítica à sociedade, desde o descobrimento até os dias de hoje.

Além destas, outras atrações culturais fazem parte da programação do evento até o último dia, como o Grupo Musical Portal do Choro, BandaBox8, Gente da Terra, Dazaranha e Iriê. Toda a programação cultural dos cinco dias do evento está disponível no site www.forumedutec.org.

II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica

O Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica é um fórum temático vinculado ao Fórum Mundial de Educação, um movimento pela cidadania e pelo direito universal à educação que busca levantar propostas para integrar a plataforma mundial de educação.  Durante cinco dias, estudantes, professores, pesquisadores, trabalhadores, governos, sindicatos, associações e pessoas da sociedade civil de diversos países terão a missão de priorizar a educação na construção de um outro mundo possível. Já são mais de 21 mil inscritos.

A programação do evento contará com quatro conferências, nove debates, quatro observatórios, além de cerca de 180 atividades autogestionadas – propostas por integrantes do Comitê Organizador - e 150 atrações culturais. Além disso, o Fórum contará com Feira de Economia Solidária, Mostra de Inovação Tecnológica, Feira Gastronômica, Feira do Livro e Mostra de Pôsteres.

Entre conferencistas, debatedores e mediadores, serão 31 convidados internacionais e 41 nacionais. Os estrangeiros virão de países como Portugal, Inglaterra, Uruguai, México, França, Colômbia, Argentina, Estados Unidos, Espanha, Chile e Canadá.

Nesta segunda edição, quem comanda a organização do Fórum é o Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC). Além da instituição, outras 164 entidades também compõem o Comitê Organizador.

A primeira edição do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica foi realizada em 2009, em Brasília. Com o tema Educação, Desenvolvimento e Inclusão, o evento reuniu 15 mil pessoas do Brasil e de 20 outros países dispostas a participar da discussão sobre formação do cidadão para o mundo do trabalho.

Mais informações podem ser encontradas nas redes sociais – Twitter, @forumedu2012 e Facebook, facebook.com/forumedu2012 – e também no site oficial do evento www.forumedutec.org.

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios