Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Prefeito Nota 10 vai estimular municípios brasileiros à melhoria da educação fundamental pública no país

Jessica Balbino

Para incentivar os municípios brasileiros a melhorarem a qualidade e a continuidade de políticas públicas bem sucedidas no ensino fundamental, o Instituto Alfa e Beto (IAB) criou o Prêmio Prefeito Nota 10, o maior existente na área de educação do País. O prefeito do município que tiver a melhor avaliação na Prova Brasil a partir de 2014 será premiado com R$ 200 mil.

O prêmio, que será bienal, pretende estimular a municipalização e fazer com que toda a rede pública de ensino tenha elevado padrão de qualidade, e não apenas algumas escolas de excelência. O critério para esta seleção, entre outros, será de que pelo menos 70% dos alunos atinjam os padrões de desempenho estabelecidos nas regras. “Nosso objetivo é disseminar a ideia de que a educação boa é quando toda a rede de ensino público tem um alto padrão de qualidade, e não somente a rede privada. Só serão considerados os municípios com 70% ou mais dos alunos do ensino fundamental inseridos na rede municipal e todos os municípios acima de 20 mil habitantes”, afirma João Batista Oliveira, Presidente do IAB.

O vencedor do Prêmio Prefeito Nota 10 em 2014 será anunciado após o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgar os microdados da Prova Brasil e forem realizadas averiguações in loco. Além do prefeito do município premiado, haverá uma homenagem ao governador do estado, além de uma Menção Honrosa para o município que mais se aproximar dos critérios do prêmio em cada uma das demais regiões do país. O vencedor será conhecido nacionalmente em outubro de 2014 em evento na cidade de São Paulo. Para participar, não é necessária inscrição, basta que o município tenha mais de 20 mil habitantes e um mínimo de 300 alunos avaliados no 5º e 9º anos.

Instituo Alfa e Beto

O Instituto Alfa e Beto (IAB) é uma organização não governamental, sem fins econômicos, criado em novembro de 2006. Sua missão é disseminar e promover políticas e práticas de educação baseadas em evidência. O IAB também oferece programas que vão da Primeira Infância ao final das séries iniciais do Ensino Fundamental.  O IAB foi criado e é presidido pelo professor João Batista Araujo e Oliveira.

http://alfaebeto.org.br/premionota10/index.html

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios


Notice: Undefined variable: usuario_tk in /var/www/vhosts/jornaluniao.com.br/httpdocs/widget_footer.php on line 245
NULL