Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Estudantes de todo o Paraná terão até 18 de maio para buscar uma vaga na competição, que simula a gestão de uma pequena empresa; em 2011, equipe de Londrina conquistou o segundo lugar na etapa nacional do jogo

As inscrições para a edição 2012 do Desafio Sebrae, jogo para universitários que simula a gestão de uma pequena empresa, começam no próximo dia 11 de abril e podem ser realizadas no site oficial www.desafio.sebrae.com.br apenas a partir desta data. Estudantes de todo o Paraná terão até o dia 18 de maio para buscar uma vaga na competição, que já teve a participação de mais de 1 milhão de estudantes, entre universitários brasileiros e de países da América Latina, desde que foi criado, em 2000.

Este ano, o tema do jogo são frutas tropicais. O desafio será simular a administração das diversas etapas de um negócio neste segmento, o que envolve decisões sobre a venda e até a derivação de produtos, como sorvetes, polpas e sucos. Na simulação, os participantes terão que contratar empregados, gerenciar lojas, definir preços e comercializar os artigos. A proposta é que os estudantes avaliem toda a cadeia produtiva do setor e tomem decisões nos setores de comércio e serviços.

A edição 2012 do Desafio Sebrae traz novidades. Uma delas é a possibilidade de inscrever duplas. Nos anos anteriores, o limite era de no mínimo três estudantes. Já o número máximo permanece em cinco participantes por equipe.

Outra inovação está relacionada à mobilidade e interatividade. Para este ano, foi criado um aplicativo para o jogo. O programa pode ser usado em tablets e smartphones de sistemas operacionais das tecnologias Android e Apple. Com essa opção, o jogo será 100% online e as equipes poderão tomar decisões sem perder prazos.

Segundo a coordenadora estadual do Desafio Sebrae, Paula Andreia de Castro, ao simular o dia a dia de uma empresa, o jogo é uma oportunidade para os universitários trabalharem aspectos comportamentais. “O trabalho em equipe, a liderança, a necessidade de tomar decisões sob pressão são alguns aspectos. De forma lúdica, o jogo permite a vivência de situações de gestão sem ter que enfrentar riscos reais e futuramente, no ambiente corporativo, esses alunos trarão na sua bagagem esse aprendizado de uma forma mais consistente”, avalia Paula de Castro.

Outra novidade desta edição, destaca a coordenadora estadual, será a participação dos professores, já que o Desafio Sebrae estará disponível, em uma versão compacta, para os docentes. “A ideia é que eles conheçam, na prática, o funcionamento do jogo e compreendam a aplicabilidade do Desafio Sebrae como um instrumento a mais na formação acadêmica. O professor orientador da equipe vencedora também ganhará uma viagem a um centro de empreendedorismo internacional. Além de ser um incentivo para que os professores participem do jogo, o prêmio é um reconhecimento pelo seu envolvimento.”

Dinâmica

O Desafio Sebrae começa em maio e terá cinco fases. As três primeiras virtuais e as duas últimas presenciais. Em outubro, serão conhecidos os campeões em cada estado e, em novembro, os vencedores vão se reunir em Salvador, na Bahia, para disputar a semifinal e a final do jogo. Serão premiadas as três melhores equipes e os professores indicados por elas. Cada equipe participante tem direito a ter um professor orientador, escolhido pelos próprios alunos.

As inscrições acontecem de 11 de abril até 18 de maio e só são realizadas no site do Desafio Sebrae, www.desafio.sebrae.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 50. Ao todo, oito equipes chegam à final nacional e todos os integrantes dos oito grupos ganham um iPad, além de bolsas de estudos da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Já as três primeiras equipes ganharão um curso de inovação oferecido pela Coordenação de Programas de Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), parceira do Desafio Sebrae. A grande campeã nacional fará também uma viagem a um centro de empreendedorismo no exterior e participará da final internacional com os finalistas dos países da América Latina.

Números

Nos últimos três anos, o Paraná conquistou o direito de levar duas equipes finalistas para a etapa nacional do Desafio Sebrae, ao inscrever o maior número de alunos na competição. O Estado ficou na frente, em números absolutos, de "gigantes" em população universitária como São Paulo e de outros estados com número de estudantes superior, como o Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Mais de 55 mil estudantes paranaenses disputaram o Desafio Sebrae nesse período.

Além da representatividade de inscritos, o Paraná conquistou o segundo lugar nacional do jogo em 2011, com a equipe Eng Tec Retorns, da Faculdade Pitágoras de Londrina, formada por alunos dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Controle e Automação.

Segundo levantamento do Sebrae Nacional, o jogo não é disputado exclusivamente por alunos da área de Exatas. Os universitários da área de Humanas correspondem a 49% dos inscritos. Outro dado aponta que 66% dos estudantes participam pela segunda ou terceira vez do jogo e 93% dos universitários avaliaram como positiva a experiência de jogar.

 “Nesse levantamento, 90% dos universitários consideraram, também, o aprendizado bom ou excelente”, destaca Paula Andreia de Castro, do Sebrae/PR.

(Asimp/Sebrae)  

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios