Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Agência UEL

Termina nesta quinta-feira (13), às 23h59, o prazo para inscrições do Vestibular 2013 da UEL, que será realizado em duas etapas, nos meses de novembro e dezembro deste ano. Até a tarde desta quarta-feira (12), véspera do final do prazo final, a Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS) havia recebido 30 mil pré-inscrições. Os candidatos podem fazer as inscrições pelo site www.cops.uel.br e recolher a taxa no valor de R$ 100,00 até no máximo sexta-feira (14).

Segundo a professora Cristina Valeria Bulhões Simon, coordenadora da COPS, a expectativa é de que um grande número de candidatos deixem a inscrição para a última hora. Ela explica que a UEL está preparada para essa demanda, dispondo de servidores e softwares atualizados. Além do Vestibular, a COPS realiza concursos que movimentam igualmente um grande número de inscritos.

Ela explica que este ano os candidatos poderão expedir a segunda via do boleto bancário para o pagamento da inscrição até as 16 horas desta sexta-feira. O objetivo é atender aqueles que necessitarem imprimir o documento, desde que tenham feito a inscrição dentro do prazo estabelecido no edital.

A partir do pagamento da taxa de inscrição, a Universidade aguardará a confirmação das inscrições recolhidas na rede bancária. Nos dias 17 e 18 de setembro, os candidatos ainda poderão fazer a retificação dos dados cadastrais (documentos pessoais e escolha de língua estrangeira). Na próxima semana a COPS pretende fazer a divulgação do total de inscritos e a relação candidato/vaga em cada curso de graduação. 

Provas

As provas da 1ª fase serão no dia 11 de novembro, a partir das 14 horas. O resultado da 1ª fase e a lista dos convocados para a 2ª fase serão divulgados no dia 22 de novembro, a partir das 17 horas. Já a 2ª fase será realizada nos dias 2, 3 e 4 de dezembro. A lista de aprovados sai no dia 17 de janeiro de 2013, a partir do meio dia.

Música

Este ano os candidatos ao curso de Música terão a prova de Habilidades Específicas antecipada. A prova será aplicada no dia 30 de setembro de 2012, antes mesmo da 1ª fase e será eliminatória. No entanto, os candidatos ao curso de Música deverão indicar, no momento da inscrição, uma segunda opção de curso, para o caso de não atingirem a média 3, numa escala de 10 pontos. A prova de Habilidades Específicas será aplicada em dois turnos, a partir das 8 horas e depois, às 14 horas. O resultado será divulgado em 15 de outubro, às 17 horas.

Provas em Libras

Pelo segundo ano seguido a UEL oferecerá provas na Língua Brasileira de Sinais (Libras) visando atender candidatos surdos. A medida atende solicitações de entidades e escolas especiais e obedece ao Decreto-Lei 5626/2005, que determina que Instituições de Ensino Superior devem proporcionar intérprete em Libras para que estudantes surdos tenham acesso à graduação. No ato de inscrição, o candidato surdo deverá indicar a sua necessidade, no caso, a prova em Libras. No ano passado, 13 candidatos solicitaram esse direito.

Além dos estudantes surdos, a UEL também está preparada para atender outros candidatos com necessidades especiais, como deficientes visuais, estudantes que apresentam dislexia, e que solicitam, por exemplo, ledores, provas em braile, ampliadas ou maior prazo para fazer responder as questões.

Cronograma Vestibular 2013

- Inscrições: de 13/08 até às 23h59 do dia 13/09/2012

- Prova antecipada de habilidade específica em Música: 30/09/2012

- Prova 1ª Fase 11/11/2012 (Conhecimentos Gerais: 60 questões objetivas)

- Resultado1ª fase: 22/11/2012

- Provas 2ª fase: 02, 03 e 04/12/2012

1º dia – Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa (20 questões objetivas); Língua Estrangeira (10 questões objetivas) e Redação: no mínimo 2 e no máximo 4 propostas para produção em prosa.

2º dia – Conhecimentos Específicos: 12 questões discursivas, distribuídas entre três disciplinas do Ensino Médio, segundo as Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Estado do Paraná.

3º dia – Prova de Habilidades Específicas para os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Design de Moda e Artes Visuais. Resultado (1ª convocação): 17/01/2013 às 12 horas. 

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios