Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Foi assinado nesta quarta-feira, 18, pelo prefeito Barbosa Neto, o projeto de lei solicitando a doação de terreno público, localizado na avenida Liberdade, no conjunto Ouro Verde, região norte, para o Instituto Federal do Paraná construir o campus definitivo na cidade. O imóvel fica entre a avenida Winston Churchill e o jardim Arapongas, em frente ao conjunto Ruy Virmond Carnascialli. A proposta segue agora para aprovação na Câmara Municipal.

Atualmente, a instituição desenvolve suas atividades na rua João XXIII, Praça Horace Well, no jardim Dom Bosco. O empreendimento da região norte, que será construído em uma área de 66.326 m², atende prontamente a necessidade de oferecer mais cursos técnicos. Hoje, o Instituto Federal do Paraná trabalha com Técnico em Prótese Dentária, Técnico em Enfermagem, Técnico em Massoterapia, Técnico em Informática para Internet e Técnico em Saúde Bucal, além de um curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

O investimento será de R$ 10 milhões, sendo R$ 5 milhões da administração municipal e o restante de responsabilidade da instituição educacional. A possibilidade de criação de novos cursos vai depender da demanda na cidade. Serão realizadas audiências públicas, pesquisas e levantamentos, com o intuito de mostrar as necessidades do município. A partir dos resultados, será decidida a oferta de novos cursos técnicos e de graduação, pelo Instituto Federal do Paraná.

Segundo o prefeito, Londrina ganha com a instalação de mais um empreendimento educacional com características técnicas. “Já temos a presença da UTFPR. Também, vamos trabalhar para encaminhar os alunos formados ao mercado de trabalho londrinense, fomentando a nossa economia. Além disso, a região norte carecia de uma universidade”, comentou Barbosa Neto.

De acordo com a diretora do Campus Londrina do Instituto Federal do Paraná, Edilomar Leonart, o objetivo é ofertar ensino gratuito para toda a população. “Com a parceria do município, a possibilidade de crescimento é maior, possibilitando que desde cursos técnicos até pós-graduação sejam oferecidos”, disse.

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) é uma Instituição Pública e gratuita de Educação Profissionalizante criada pela Lei 11.892/08, que transformou a Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná (ET-UFPR) em Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Como o Instituto tem origem na Escola Técnica da UFPR, fundada em 1869, o IFPR traz na bagagem uma rica e expressiva história, que culminou com a criação desta nova Instituição, em dezembro de 2008.

Hoje, a Educação Profissionalizante é o objetivo central do IFPR, que reserva 50% das vagas para os Cursos Técnicos de Nível Médio. Atualmente, em todas as modalidades, a instituição oferece 32 cursos nos 14 campi em funcionamento. Dentro do plano de expansão da educação profissionalizante proposta pelo IFPR, a meta é chegar a 30 unidades que possam atender todas as regiões do Estado. (Ncom_PML)

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios