Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ncom/PML

O prefeito, Barbosa Neto, participou hoje (18), às 9h, do lançamento do Programa Afeto – CREAS 4, nas escolas municipais. A solenidade foi realizada na Escola Municipal Nara Manela, localizada na rua Lázaro José Carias de Souza, 317, no conjunto habitacional Semírames, região norte. 

Durante o lançamento, foi apresentado aos pais dos alunos o trabalho de prevenção realizado dentro das escolas municipais e desenvolvidos pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS 4). As crianças puderam assistir também a contação de história com a cartilha que aborda o tema violência.  

Para o prefeito, a ação demonstra a preocupação do governo municipal com a prevenção da violência. “Vamos tentar retirar das crianças, com amparo psicológico e utilizando ferramentas psicopedagógicas e educacionais, os problemas que possam existir nas escolas e nas famílias com relação às questões de violência. Os serviços serão trabalhados em conjunto com diversos setores”, explicou Barbosa Neto.    

O programa tem o intuito de prevenir ações de violência em diversos âmbitos. O público-alvo são crianças de 5 a 10 anos que estão matriculadas em escolas municipais. Para isso, estão sendo realizadas atividades em toda a cidade, como palestras, debates, oficinas, apresentações de teatro e contação de histórias. 

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali, o programa é pioneiro na cidade e segue por tempo indeterminado. Além disso, as ações integram as políticas públicas na área da Assistência Social, Saúde e Educação. “O objetivo, a longo e médio prazo, é diminuir a violência nas escolas e, a curto prazo é identificar a violência que as crianças já sofrem e que não estão visíveis e, com isso, levar também a informação aos pais”, disse a secretária.

Em todo o município, será realizada a capacitação com professores, funcionários das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e com os profissionais que atuam nos Centros de Referência de Assistência Social, para que possam atuar junto às crianças e familiares.

A atividade de hoje faz parte da programação da Semana de Combate à Violência contra Crianças e Adolescentes, realizadas pelos CREAS 3 e 4 que será encerrada amanhã, às 9h, no Calçadão, na avenida Paraná. 

Encerramento da Semana de Combate à Violência 

Neste sábado (19), às 9h, será realizado um Ato Público no Calçadão, na avenida Paraná.  O ato público contará com apresentações artísticas que vão encerrar as atividades da Semana de Combate à Violência.

O objetivo é levar informações à população sobre a violência contra a criança e adolescente. A Banda de Músicos de Londrina fará uma apresentação no local. Logo após a apresentação, as pessoas poderão conferir a peça de teatro da Funcart, “Violência Familiar: Mudanças Possíveis através do AFETO”.

Às 9h45, o prefeito de Londrina, Barbosa Neto, e a secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Marçal Micali conversarão com o público sobre o programa AFETO e as atividades desenvolvidas pelo município. Às 11h, o grupo de percussão do projeto socioeducativo “Viva Vida” se apresentará encerrando a semana. 

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios