Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Livro publicado pela Secretaria Municipal de Educação contém textos de 200 alunos formados pelo programa

O prefeito Barbosa Neto e a secretária municipal de Educação, Karin Sabec, realizaram ontem (8), durante coletiva semanal, a entrega simbólica do livro “Quando a educação vai além... Uma lição de vida”. O livro, editado e publicado pela Secretaria Municipal de Educação, contém redações, poesias e depoimentos de alunos formados pela Educação de Jovens e Adultos (EJA) do programa ProJovem Urbano.

O Projovem é um programa do governo federal, em parceria com os municípios, que visa à formação escolar fundamental de jovens que ainda não terminaram as séries do ensino fundamental. Com duração de 18 meses, os jovens de18a29 anos, agora formados, iniciaram as aulas do programa no dia 19 de outubro de 2009 e concluíram no dia 18 de abril deste ano. Além do conteúdo de 5ª à 8ª série, os estudantes também tiveram as disciplinas deformação cidadã e qualificação profissional inicial.

O prefeito Barbosa Neto destacou que o programa é muito importante na inclusão de jovens e adultos e elogiou a iniciativa da publicação do livro. “Mostra aquilo que gostaríamos que todos fizessem. A inclusão é o resgate da auto estima e o estímulo e a certeza de que estamos fazendo a inclusão social de homens e mulheres, que não tiveram a oportunidade lá atrás, ou foram vítimas dos descaminhos da vida”, completou.

Aluno Jonas David da Silva:

“Queria incentivar os jovens a continuar seus estudos, dizer que já estou fazendo o ensino médio e que quero ir além e me tornar professor”

 O livro é uma coletânea de relatos de200 alunos, que concluíram o curso no segundo semestre de 2010, e teve um custo total de R$3.475 para ser publicado. Os textos trazem as impressões, experiências, benefícios e mudanças que a retomada dos estudos trouxe para vida desses jovens. Foi impressa uma edição para cada jovem formado e para as instituições que acolheram o programa.

Karin ressaltou a importância desta iniciativa, que revela por meio das palavras dos próprios alunos, o que o projeto significou na vida de cada um. “É muito gratificante a leitura deste livro, pois podemos ver a transformação que o curso faz na vida de um aluno. Quando vemos este livro, podemos ver que conseguimos atingir o objetivo de mudara vida deles”, frisou.

Em nome de todos os alunos do Projovem, Marcelo Rodrigo Bravo recebeu o primeiro exemplar do livro, e o aluno Jonas David da Silva agradeceu, em nome de todos, pela oportunidade oferecida a eles. “Queria incentivar os jovens a continuar seus estudos, dizer que já estou fazendo o ensino médio e que quero ir além e me tornar professor”, concluiu.

(NC/PML)

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios