Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A presidenta da República, Dilma Rousseff, e o ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciaram na manhã desta quinta-feira, 15,, no Palácio do Planalto, o plano de ampliação da rede creches e pré-escolas municipais e construção e coberturas de quadras esportivas escolares.

O deputado federal André Vargas, que acompanhou a solenidade, informou que Londrina está habilitada para construir 11 novas supercreches, construir uma nova quadra coberta e cobrir outras seis. “Com esta medida a cidade poderá equacionar a falta de vagas para a faixa de 0 a 6 anos que é um problema latente na cidade”.

O município deverá mostrar interesse imediatamente, se cadastrar junto ao MEC e já procurar terrenos adequados para o tamanho de creche que pretenda construir. Segundo o MEC, a cidade tem um déficit de 34 unidades, está construindo três e já tem 3 projetos selecionados pela etapa anterior e esta e agora poderá ter mais 11 unidades.

O deputado lembra ainda que a cidade de Cambé poderá receber mais quatro creches, Rolândia mais duas e Ibiporã mais uma unidade, conforme cálculo do Ministério da Educação. Em todo o Paraná foram pré-habilitados 86 municípios que poderão construir até 245 novas creches somente nesta nova etapa do PAC 2.

Em relação às quadras,25 municípios estão habilitados para a construção 78 novas quadras e outras 75 cidades podem cobrir 195 quadras escolares.

Em todo o país foram secionados 1.466 municípios pelo PAC 2 para serem construídas 4.943 supercreches. A construção das unidades de educação infantil está entre as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) — a de atender 100% das crianças de quatro e cinco anos até 2016 e 50% das crianças até três anos, estabelecida para 2020.

As creches construídas pelo programa terão subsídios do Governo Federal por um período inicial de até 18 meses, quando funcionam sem direito aos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Só passam a ter direito a esses recursos quando participam do censo escolar. 

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios