Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Iniciativa pioneira, o portal tem conteúdo para crianças de 4 a 10 anos. Até agora, 85 prefeituras aderiram ao projeto, garantindo o acesso aos alunos da educação infantil e primeiras séries do ensino fundamental

Mais de 15 mil crianças, de 4 a 10 anos, alunas de escolas públicas paranaenses, já acessam o Portal Planeta Sesi (www.planetasesi.org.br). onde, de forma divertida, com jogos e brincadeiras, podem enriquecer o aprendizado em temas de saúde, empreendedorismo, meio ambiente, lazer, cultura, esporte, cidadania e nutrição e também temas voltados as profissões da indústria.

Criado pelo Sesi Paraná, iniciativa pioneira no Estado, o portal foi desenvolvido com tecnologias educacionais avançadas, o portal contem conteúdo para alunos da educação infantil e primeiras séries do ensino fundamental. Além de complementar o aprendizado em sala de aula, o conteúdo ajuda o desenvolvimento da criança, dentro e fora da escola, e a familiariza com o computador.

O portal é oferecido gratuitamente às prefeituras. Lançado em 2010, o projeto já tem a adesão de 85 prefeituras paranaenses, por meio de suas secretarias da Educação. Hoje, 262 escolas municipais têm acesso ao portal. Só em abril e maio e até os primeiros 15 dias de junho, foram mais de 15 mil acessos – de uso efetivo da ferramenta, não de visitações aleatórias.

“O Sesi fez uso de sua experiência de mais de 60 anos em educação e produziu uma ferramenta avançada, com conteúdos que despertam a atenção e o interesse dos estudantes, de maneira lúdica”, diz o presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Rodrigo da Rocha Loures.

Interação - O conteúdo do Planeta Sesi é desenvolvido pela Gerência de Educação do Sesi Paraná e atualizado a cada 15 dias. Segundo Maria Aparecida Lopes, gerente do Sesi na área de Negócios e Relacionamentos com Sindicatos, em função da interatividade permitida pela rede, as próprias prefeituras cadastradas têm sugerido os novos temas a serem trabalhados no portal.

“Cada sugestão é, então, analisada por uma equipe técnica do Sesi, especialmente preparada para trabalhar com mídias educacionais”, explica Maria Aparecida. Segundo ela, os professores também têm contribuído bastante na sugestão dos temas, o que enriquece ainda mais os conteúdos online.

Atividades relacionadas aos idiomas espanhol e inglês, por exemplo, são algumas propostas que estão sendo estudadas para serem inseridas no portal.

Além do teor educativo, destaca Maria Aparecida, o Planeta Sesi possibilita uma via de comunicação entre os pais, professores e equipes pedagógicas. “Com isso, eles podem obter informações e orientação sobre como trabalhar com as crianças questões pertinentes ao dia a dia, como saúde, nutrição e lazer, entre outros – justamente os assuntos abordados no Planeta Sesi”.

De acordo com Maria Aparecida, a receptividade das Secretarias Municipais de Educação em relação à iniciativa do Sesi Paraná tem sido muito positiva. “O portal Planeta Sesi está sendo considerado como uma ferramenta útil inclusive nas aulas de informática e do contraturno das escolas”, afirma. (Asimp_FIEP)

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios