Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A palestra esclareceu dúvidas sobre as questões de provas do vestibular, Enen, Prouni, Sisu e Fies.

Jéssica Prieto Pinheiro/Asimp

Com o objetivo de apresentar as oportunidades do ensino superior para que os estudantes possam traçar uma perspectiva devida profissional, a Secretaria para Assuntos Estratégicos promoveu na quarta-feira (03) uma web conferência com o tema: “Tudo o que você precisa saber sobre o vestibular”. Segundo o secretário Edson Casagrande a escolha desse tema foi proposital. “Sabemos que o ingresso nas universidades é o sonho de todos os estudantes e por isso essa palestra foi transmitida online para mais de cem municípios do Paraná”, comentou Casagrande.

Entre os municípios que participaram da web através do chat estão Cantagalo, Munhoz de Mello, Capitão Leônidas Marques, Porto Barreiro, Santa Lucia, entre outros.

O Professor Luciano Steyer, que apresentou a web conferência, iniciou sua palestra falando da evolução da faixa salarial entre aqueles que param no ensino médio e os alunos que concluem o ensino superior. A pesquisa mostra que enquanto os salários para os profissionais com ensino superior gira em torno dos R$ 2,8 mil, os que não entram nas faculdades não ganham mais que mil reais.

Mas antes de decidir em qual universidade pretende ingressar e que curso vai cursar, é imprescindível que os alunos pesquisem a estrutura física e docente das universidades e também quais os cursos que mais se próxima de suas características. “Existe sim mercado de trabalho para a maioria das profissões no Brasil, basta o candidato ser aplicado, comprometido e demonstrar interesse em crescer e se aperfeiçoar”, disse Steyer. Edson Magalhães, Professor de Agricultura do Centro Estadual de Educação Profissional Newton Freire Maia, questionou o perfil do profissional atual e o critério de escolha dos cursos. Para o palestrante é fundamental escolher uma profissão que você tenha prazer para trabalhar e é necessário que o profissional se especialize em alguma área para poder atuar com maiores chances de sucesso.

Segundo Steyer, o ENEN pode elevar o nível e dar aos alunos uma série de benefícios em relação aos que não se submetem ao exame.  “Preparar-se para o ENEN é tão fundamental quanto preparar-se para o vestibular e para isso precisa ter métodos de estudos.”, afirma o professor. Ele lembra que algumas universidades usam o resultado do ENEN como critério para aprovação. O Prouni também trouxe uma série de beneficio para os estudantes e é um passaporte para a vida universitária para os estudantes de baixa renda em instituições particulares. No ano passado foram concedidas mais de 200 mil bolsas de estudo pelo Prouni. E segundo o Ibope, 80% dos alunos do Prouni estão empregados. O Professor esclareceu duvidas também sobre o FIES – Programa de Financiamento Estudantil e do SISU – Sistema de Seleção Unificada.

Cerca de 50 estudantes assistiram a palestra no Espaço Cidadão do município de Cantagalo. A atendente do espaço Zuleide Heller, e a diretora da Secretaria Municipal de Educação Lisiane Cecchele Girardi, essa oportunidade é de grande valia para os alunos, principalmente aqueles que estão indecisos se continuam ou não seus estudos. Para Everton Alex Mugnol, aluno do 2º ano do ensino médio a web conferencia ajudou a ficar mais interado sobre o assunto. “Já tinha preocupações sobre o tema e a palestra serviu para conhecer melhor os temas ligados a faculdade”, afirmou. Seu colega Marcos Maciel Schneider também do 2º ano concordou com a diretora. "Serviu como incentivo para os alunos que estavam indecisos se iam continuar ou não os estudos”, concluiu Schneider.

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios