Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A comitiva internacional liderada pelo governador Beto Richa encerrou neste sábado (17) os compromissos na China e segue agora para a Rússia, onde cumpre uma agenda com executivos a partir desta segunda-feira (19). No país asiático, os membros da comitiva se reuniram, na última semana, com diretores de diversas empresas para apresentar o ambiente de negócios do Paraná, com o objetivo de atrair novos investimentos estrangeiros ao Estado. 

O governador fez uma avaliação positiva das reuniões realizadas na China. "É muito importante que investidores tenham informações sobre o Paraná e sobre as condições que o Estado oferece para abrigar novas indústrias. Levo a certeza de que logo iremos colher os resultados do trabalho feito junto aos representantes de empresas chinesas", disse Beto Richa. 

Na terça-feira (13), eles estiveram na sede da Nari, fabricante de tecnologia para o setor energético, como equipamentos para usinas hidrelétricas, eólicas e solares. No encontro com o vice-presidente da empresa, Min Tao, e com diretores da companhia, Richa apresentou os atrativos do Paraná para a instalação de uma unidade no Estado. 

No dia seguinte, a Agência Paraná de Desenvolvimento (APD) firmou um acordo com a montadora Jac Motors para conduzir estudos de viabilidade para implantação de novos projetos da montadora no Paraná. Pelo acordo, a APD dará o suporte para facilitar os negócios da Jac Motors no Estado, levando em conta o objetivo de reforçar o intercâmbio tecnológico, comercial e industrial entre a China e o Brasil. 

Na capital, Pequim, a comitiva se reuniu, na quinta-feira (15), com o presidente-sênior da empresa automotiva Foton, Ma Rentao, e com o vice-presidente de Negócios para Veículos de Passageiros, Dai Hongkai, para reforçar o interesse do Paraná na implantação de uma fábrica de automóveis e caminhões da empresa no Estado. 

As discussões entre o Governo do Estado e a companhia chinesa começaram em março deste ano, com a missão do presidente da APD, Adalberto Netto, à China. Em junho, executivos da Foton estiveram no Paraná para conhecer os potenciais parceiros no Estado e foram recebidos pelo governador Beto Richa. 

ENERGIA: A última reunião de negócios aconteceu na sexta-feira (16). Beto Richa e o presidente da Companhia Paranaense de Energia (Copel), Luiz Fernando Leone Vianna, discutiram com os diretores da estatal chinesa de energia State Grid, a maior empresa de transmissão do mundo, a possibilidade de desenvolver novos projetos conjuntos. 

Copel e State Grid já atuam em parceria em três grandes projetos de transmissão de energia no Brasil, com investimento total de R$ 3,6 bilhões. As novas parcerias contemplariam projetos de geração de energia, como a construção de usinas hidrelétricas e termoelétricas, além de novos projetos de transmissão. 

No mesmo dia, o governador também ministrou uma palestra para empresários chineses na sede da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), em Pequim. Ele mostrou um panorama da economia nacional e apresentou as vantagens de investir no Paraná. 

COOPERAÇÃO: A agenda internacional também rendeu ao Paraná um acordo de cooperação com a província chinesa de Anhui, firmado na quarta-feira (14). O documento foi assinado pelo governador Beto Richa e pela vice-governadora Anhui, Hua Jianhui, em solenidade na capital da província, Hefei, com a participação do secretário do Comitê Provincial de Anhui, Wang Xuejun, a maior autoridade do governo de Anhui. 

O acordo prevê ações estratégicas nas áreas da educação, inovação, transporte urbano, energia e agricultura. A cooperação entre os dois governos deve, também, acelerar a implantação de várias frentes de trabalho e promover encontros com as empresas de Anhui que contam com projetos imediatos para o Brasil. Um dos objetivos da missão é fortalecer as relações internacionais do Paraná. 

DIPLOMACIA: No início da missão, Richa e a secretária de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, também se encontraram com o vice-prefeito de Xangai, Zhou Bo, com a participação da cônsul do Brasil em Xangai, Ana Cândida Perez. O encontro aconteceu na segunda-feira. 

Em Pequim, eles foram recepcionados, na quinta-feira, pelo novo embaixador brasileiro na China, Roberto Jaguaribe. O governador e a secretária foram as primeiras autoridades recebidas pelo embaixador, que assumiu o posto semana anterior, depois de comandar por cinco anos a embaixada do Brasil na Inglaterra. 

Fernanda Richa também visitou, na quarta-feira, a Hefei Social Welfare Center, entidade localizada na cidade de Hefei, capital da província chinesa de Anhui. O local acolhe cerca de 500 crianças e adolescentes com deficiência física ou mental. Ela conheceu experiências que podem ser replicadas pelo Governo do Paraná no atendimento de pessoas com deficiência. 

RESULTADOS: As viagens anteriores do governador Beto Richa a países como França, Rússia e China renderam frutos para o Estado na forma de novos investimentos, parcerias estratégicas e suspensão de embargos à carne paranaense. Somente em investimentos produtivos e em parcerias estratégicas, os recursos somam mais de R$ 5,7 bilhões. 

Na Rússia, estão previstas reuniões com diretores do VneshEconomBank (VEB), o banco de desenvolvimento russo, e com representantes da empresa de energia russa Gazprom, que é a maior exportadora de gás natural do mundo. Está programada, ainda, uma visita à sede da produtora de fertilizantes Uralkali. A comitiva também irá à sede da empresa de aviação Inkurt Aviation. 

Na sequência, Richa irá também à França, onde se encontrará com o presidente da fabricante de veículos elétricos para o transporte público NTL, Olivier Bachelet. No encontro, o governador irá conhecer as linhas operadas pela NTL, com o objetivo de buscar soluções para o transporte públicos das cidades do Paraná.

AEN
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.