Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Representantes do movimento estudantil estiveram reunidos ontem (20) com o primeiro-vice-presidente da Câmara, deputado federal André Vargas, para tratar sobre a construção de uma agenda conjunta para memorar os 50 anos do golpe militar de primeiro de abril de 1964. Segundo Fabrício Paz, diretor de Memória da UNE – União Nacional dos Estudantes, esta é uma data que não pode ser esquecida, mas também não se trata de uma comemoração. “Entendemos que a UNE tem o papel fundamental de construir esse debate com a Sociedade, de memorar, de relembrar e não deixar ninguém esquecer uma das páginas mais tristes de nossa história, que foi a ditadura militar, que foi o golpe de 64”, salienta Fabrício.

Para ele, essa é uma pauta constante que precisa ser debatida com a sociedade, precisa ser questionada em conjunto pelos movimentos sociais. “Precisamos debater sobre os 50 anos do golpe militar, quais foram as suas principais características, o que o golpe significa hoje para a sociedade brasileira, a UNE está tomando a frente pois foi a entidade que mais sofreu, que mais resistiu na ditadura durante o seu período, durante a sua existência”, afirma.
 
De acordo com Fabrício, a conversa com o deputado André Vargas foi muito produtiva, além do assunto da agenda conjunta, trataram também sobre a questão da aprovação da PNE e dos autos de resistência. “O deputado André Vargas se colocou a disposição, colocou a Câmara dos Deputados também à disposição para, junto com os estudantes, construir essa agenda de 50 anos da ditadura, 50 anos do golpe militar de 1 de abril de 1964”, finaliza.
 
Além de Fabrício Paz, também estiveram presentes na agenda com o deputado o Danilo Viana, primeiro tesoureiro da UBES, o Sorriso, Ronald Luiz dos Santos, vice-presidente da UNE, eu (Fabrício Paz), diretor de memória da UNE, o Pedro Paulo Rocha de Araújo, diretor de Políticas Educacionais da UNE e o companheiro Ramiro Castro, do Rio Grande do Sul.
 
Ricardo Weg/Asimp
 

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios