Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Na sessão plenária da quarta-feira (25), o senador Oriovisto Guimarães (PODE-PR) alertou sobre a votação de projetos que oferecem um pacote de bondades em ano eleitoral. Durante a votação da MP 1099/22, o vice-líder do Podemos questionou o relator, senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR), se as contratações previstas no projeto poderiam ser feitas sem ferir a legislação eleitoral: “Se abrir esse tipo de contratação em ano eleitoral, abre-se a possibilidade do mau uso disso. Em algumas pequenas cidades, isso pode se transformar em um curral eleitoral com dinheiro público”.

A Medida Provisória do governo institui o Programa Nacional de Prestação de Serviço Civil Voluntário para capacitar jovens entre 18 e 29 anos, adultos com mais de 50 anos e pessoas com deficiência. Eles poderiam ser contratados informalmente, sem garantias trabalhistas, por prefeituras. O senador Oriovisto votou sim e destacou que é simpático a todo e qualquer tipo de ajuda a pessoas mais necessitadas: “Desburocratizar nessa hora é fundamental, mas as preocupações aqui relatadas por alguns senadores, como o que aconteceria com um trabalhador que ficasse doente, são muito sérias. Não podemos confundir caridade com trabalho”.

A proposta foi aprovada e vai à sanção presidencial.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.