Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Chefe da Casa Civil Valdir Rossoni comentou no domingo (09), durante transmissão ao vivo pela Internet, os atrasos nos repasses do governo federal para o Paraná. Segundo ele, só do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o Estado tem a receber aproximadamente R$ 100 milhões.

“E o mesmo problema ocorre em outras áreas da administração. Se houvesse o pagamento do FNDE, por exemplo, poderíamos construir ou reformar escolas e melhorar ainda mais a nossa educação. Mas o governo federal não está cumprindo sua parte”, explicou.

O secretário lembrou que o Governo do Paraná está fazendo investimentos em praticamente todos os municípios e destacou a liberação de recursos para duplicações e melhorias no acesso a Colombo, Almirante Tamandaré e São José dos Pinhais, ambos na Região Metropolitana.

Rossoni também adiantou que o Estado fará um programa de mutirão em parceria com a prefeitura de Curitiba para levar todos os serviços disponíveis no Executivo – como confecção de documentos, programas de saúde, revitalização de escolas, entre outros serviços e atividades socioeducativas –  aos moradores dos bairros da capital. A iniciativa deve começar pelo Bairro Novo, região Sul. A data será confirmada em breve.

“O Paraná é um estado forte e hoje está andando com as próprias pernas, quase sem ajuda do governo federal. E é preciso reconhecer que nossa boa condição financeira é graças ao plano de ajuste feito no ano passado pelo governador Beto Richa”, afirmou.

Reajuste

Rossoni também reafirmou que, por causa da queda de arrecadação, o governo não poderá conceder aumentos salariais através da data base do funcionalismo público. Mas confirmou que o executivo vai pagar as progressões de professores e outras categorias, o que vai custar aproximadamente de R$ 1 bilhão.

O secretário também destacou que o Paraná é um dos únicos estados do país com os salários, 13º e outros direitos do funcionalismo em dia. “Só podemos dar reajustes quando a economia do país melhorar. Hoje estamos no limite do gasto com pessoal, que é de 49% da receita. E não vamos ultrapassá-lo porque isso traria enormes prejuízos ao Estado, como o fim dos financiamentos internacionais para melhoria de estradas que devem ser assinados em breve pelo governador nos Estados Unidos”, explicou.
 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.