Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A governadora Cida Borghetti afirmou que o Paraná atua para estreitar as relações internacionais e ampliar os acordos de cooperação com outros países. Ela se reuniu nesta terça-feira (17), no Palácio Iguaçu, com membros do Corpo Consular do Paraná. “Estamos à disposição do Corpo Consular para ampliar a participação do Paraná no Exterior e as parcerias internacionais do Estado”, salientou.

Cida citou a ampliação do relacionamento do Governo do Estado com as embaixadas internacionais em Brasília e o trabalho da Paraná Desenvolvimento na busca de investimentos estrangeiros no Estado. “É importante estreitar os laços culturais e educacionais, buscar parcerias de alta tecnologia e organizar acordos de cooperação técnica com outros países, visando a uma modernidade maior no Estado do Paraná”, afirmou a governadora.

Participaram da reunião o chefe do Escritório de Representação do Itamaraty em Curitiba, Paulo Roberto Palm; o presidente do Corpo Consular e cônsul da Albânia e da República Dominicana, Thomas Neves; e os cônsules do Uruguai, José Remedi; do Paraguai, Salvador Menden Palaez; da Argentina, Pedro Marotta; da Costa Rica, Sérgio Levy; do Peru, Luiz Henrique Sossela de Lima; do Japão, Hajime Kimura; da Polônia, Marek Makowski; da Bélgica, João Casillo; de Bangladesh, Marcelo Guimarães; e da Espanha, Blanca Mernando Barco. O secretário de Estado do Cerimonial e Relações Internacionais, Ezequias Moreira, também participou do encontro. 

O presidente do Corpo Consular afirmou que a entidade trabalha para ampliar o número de consulados e câmaras de comércio bilaterais no Paraná. Segundo ele, enquanto em Brasília existem 193 embaixadas, o Estado conta com 45 consulados. “Ainda há cerca de 150 países que não têm representação no Paraná. É importante trazer esta representação para cá e abrir as câmaras do comércio para incrementar ainda mais o comércio do Paraná com todos esses países”, disse Neves.

Para eles, estreitar as relações internacionais do Paraná é importante não apenas na questão comercial como também para ampliar o intercâmbio cultural e tecnológico. “O Paraná é um estado reconhecido lá fora e um grande exportador de commodities, com uma tradição enorme nesta área. Temos um trabalho bom para fazer entre o Corpo Consular do Paraná e o Governo do Estado”, ressaltou.

JAPÃO – Ainda nesta quinta-feira, Cida Borghetti se reuniu com o cônsul-geral do Japão em Curitiba, Hajime Kimura. No encontro, foram discutidas as parcerias em andamento entre o Paraná e o país asiático e as comemorações pelos 110 anos da imigração japonesa no Brasil, que acontecem em julho.

Cida falou sobre a presença da comunidade japonesa no Estado e os esforços conjuntos para celebrar a imigração. “A comunidade nipo-brasileira que vive no Paraná pode contar sempre com o apoio do Governo do Estado. Celebramos juntos esses 110 anos da imigração japonesa, que tanto contribuiu para a construção do nosso Estado”, disse a governadora.

Entre as cooperações, se destaca o radar meteorológico instalado no Estado em parceria com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica). O cônsul também destacou que o Brasil conta com a maior comunidade japonesa na América Latina e que, no Paraná, a comunidade é bastante ativa. “Nas regiões Norte e Noroeste do Estado há uma grande concentração da comunidade japonesa. Por isso estamos planejando fazer a comemoração dos 110 anos da imigração em Maringá, para celebrar com toda aquela população”, disse Kimura.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.