Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Tribunal Superior Eleitoral cassou, por sete votos a zero, o mandato do deputado federal Emerson Petriv (PROS-PR), vulgo Boca Aberta, eleito em afronta à Lei da Ficha Limpa.

Ele obteve o mandato em 2018 apesar de ter sido cassado como vereador no ano anterior, o que suspendeu seus direitos políticos e inviabilizou sua candidatura, registrada graças a uma liminar do Tribunal de Justiça do Paraná. A liminar foi suspensa às vésperas da eleição.

A decisão do TSE veio tarde – dois anos, sete meses e 24 dias após sua posse – porque foram muitos os crimes e desmandos que ele praticou nesse período, como atesta, entre outros a que responde, nas justiça cível e criminal, o processo por quebra de decoro a que responde no Conselho de Ética da Câmara.

O relator do processo, Alexandre Leite (DEM-SP, pediu hoje a cassação do seu mandato. É a segunda vez que Leite propõe essa punição: em dezembro de 2019, ela foi substituída pelo conselho pela suspensão de seis meses, decisão revogada pelo Conselho de Constituição e Justiça, que ordenou a reabertura do processo para que Boca Aberta e testemunhas fossem ouvidos.

A revogação do diploma eleitoral, decidida hoje pelo TSE, não deve suspender o processo de cassação na Câmara, já que Boca Aberta deve espernear – e o esperneio é uma de suas especialidades – da sentença proferida hoje.

Em resumo: se Boca Aberta ficar, o bicho já pegou; se correr, o bicho vai pegar!

Substituto

O ex-deputado federal e ex-ministro da Justiça Osmar Serraglio (PMDB), que foi relator da CPI dos Correios (2005), vai ocupar a vaga de Boca Aberta (Pros).

 (http://www.josepedriali.com.br/2021/08/tse-cassa-o-mandato-de-boca-aberta.html)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.