Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Política 02/06/2012  09h55

Primeira fase da Olimpíada de Matemática será realizada na terça-feira

Mais de 19 milhões de alunos se inscreveram para a 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2012). Eles farão prova de 20 questões em duas horas e meia.

Asimp/MCTI

Estudantes talentosos e empenhados no estudo da matemática têm compromisso marcado para terça-feira (5). É a data da primeira fase de provas da 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2012). Mais de 19 milhões de alunos se inscreveram para esta edição do evento, que registrou número recorde de estabelecimentos de ensino participantes, com mais de 46 mil escolas em 99,4% dos municípios brasileiros.

A iniciativa é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Ministério da Educação (MEC) e realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com o objetivo de estimular o estudo da matemática entre alunos e professores.

A Obmep 2012 é dirigida aos alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental e do ensino médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais, que concorrem a prêmios, de acordo com a classificação nas provas. Professores, escolas e secretarias de Educação dos alunos participantes também são contemplados.

Ter um bom desempenho na Obmep é também uma oportunidade de abrir caminhos para o futuro. Os medalhistas que ingressarem na universidade podem ganhar bolsa de iniciação científica e de mestrado em matemática. Ser medalhista da Obmep conta como critério para obter bolsa no exterior pelo Programa Ciência sem Fronteiras, do governo federal.

Sobre a prova - A prova objetiva consiste em 20 questões de múltipla escolha. Os alunos participantes são divididos em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade. O exame tem duração de duas horas e 30 minutos e será realizado em cada escola inscrita na Obmep, a ser aplicado e corrigido pelos próprios professores desses estabelecimentos de ensino, seguindo as instruções e gabaritos elaborados pela coordenação geral do evento.

As provas para a segunda fase estão marcadas para 15 de setembro, quando 5% dos estudantes classificados na primeira etapa responderão de seis a oito questões discursivas.

Mais informações sobre o evento estão no site www.obmep.org.br, onde os candidatos também podem obter dicas e conferir o conteúdo de avaliações anteriores, além de vídeos e banco de questões.

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios