Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Nádia Fontana /Asimp/CML

“Vivenciamos sérios problemas no ambiente escolar”, declarou ontem (4) o professor e historiador Celso Wesley Ribas, coordenador do Movimento Respeito e Dignidade, ao falar no Plenário da Assembleia Legislativa sobre os desafios atuais dos docentes. Segundo ele, as escolas acabaram assumindo nos últimos anos uma série de atribuições que eram tradicionalmente dos pais, o que sobrecarregou e significativamente os professores.

De acordo com Ribas, que pediu apoio dos parlamentares para as lutas dos profissionais do ensino, exercer a docência diante dessas múltiplas cobranças estabelecidas neste novo cenário tem sido um desafio constante. “Hoje os professores estão cansados e a ausência dos pais no processo de aprendizagem e na formação dos jovens é uma realidade. Assim, antes de discutir a melhoria do ensino, temos que debater o bem-estar dos docentes”, desabafou.

Para contextualizar a situação, ele fez uma breve explanação sobre a nova realidade social – marcada pela perda de referências, consumo de drogas e crescimento da violência, situações que provocaram mudanças nos paradigmas que envolvem a função de ensinar. O pronunciamento aconteceu no horário do Grande Expediente, atendendo a uma proposição do deputado Pastor Edson Praczyk (PRB), que igualmente enalteceu a luta dos professores.

Desbravadores

Também nesta segunda-feira, e no início da sessão, houve uma apresentação do Clube dos Desbravadores, formado por jovens de 8 a 15 anos, em comemoração aos 62 anos de fundação da instituição. A participação deles na sessão foi uma iniciativa do deputado Duílio Genari (PP).

Em nome do movimento falaram Kleber Wolf, presidente da Juventude Progressista do Paraná e do Sul do Brasil e também da Associação Brasileira de Combate à Corrupção Política (ABRACCORP), e o professor Ivan César Schmidt. “Trabalhamos com centenas de jovens, a quem oferecemos oportunidades de uma boa instrução, o fortalecimento de valores, difundindo bons princípios”, explicou Schmidt, diretor do Clube dos Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia do Bom Retiro.

O deputado Artagão de Mattos Leão (PMDB) agradeceu as presenças das lideranças e lembrou que já participou do movimento. “Ele (o Clube dos Desbravadores) teve uma participação muito importante em meu crescimento profissional e espiritual”, declarou o parlamentar. Ao encerrar o horário dos pronunciamentos, o presidente Valdir Rossoni (PSDB) agradeceu as presenças dos convidados, destacando que “suas participações nesta sessão plenária honram e dignificam o Poder Legislativo paranaense”.

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios