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José Pedro Soares Martins/Asimp

O Instituto Arcor Brasil promove dia 30 de novembro, em Campinas, o Seminário Práticas Exitosas, que irá debater as experiências de escolas públicas do interior de São Paulo, de Contagem (MG) e Ipojuca (PE), que participaram das nove edições do Programa Minha Escola Cresce, entre 2004 e 2012. O seminário representará o encerramento do Programa Minha Escola Cresce, uma iniciativa educacional desenvolvida na Argentina, pela Fundação Arcor, e em três estados brasileiros pelo Instituto Arcor, somando o apoio a 370 projetos de escolas públicas nos dois países.

A ideia central do Programa Minha Escola Cresce era apoiar projetos formulados pelas próprias escolas públicas, após diagnóstico que elas promoveram para apontar seus principais desafios. Os projetos também foram concebidos de modo a estimular o protagonismo juvenil e a maior participação das famílias na vida das escolas. O propósito era, em síntese, fortalecer a escola pública, como espaço essencial no processo educacional.

Nos dois países, o Programa abrangeu a capacitação de educadores, visitas técnicas e aplicação de instrumentos de monitoramento e avaliação, além do apoio financeiro da Fundação Arcor e Instituto Arcor Brasil. No final de cada edição, na Argentina e Brasil, foram promovidos encontros gerais para balanço dos projetos ao longo do ano e troca de experiências entre os educadores e gestores envolvidos.

Na Argentina foram desenvolvidas nove edições pela Fundação Arcor, entre 1996 e 2004, resultando no apoio a 188 projetos implementados nas 23 províncias. O Programa Minha Escola Cresce foi encerrado na Argentina, em razão das mudanças conceituais, operacionais e estratégicas na Fundação Arcor, em sintonia com as modificações e avanços na área de responsabilidade social do Grupo Arcor. A Fundação Arcor está completando 21 anos de atuação em 2012.

No mesmo ano de 2004, quando foi concluído em território argentino, o Programa Minha Escola Cresce teve sua primeira edição no Brasil. Foi o ano de nascimento do Instituto Arcor Brasil, que teve sua atuação consolidada em municípios do interior de São Paulo e também de Minas Gerais e Pernambuco, com a importante contribuição das nove edições da iniciativa, somando o apoio a 182 projetos de escolas públicas nesses três estados. No Brasil o Programa Minha Escola Cresce abrangeu reformulações conceituais e metodológicas em função da realidade cultural e social distinta.

Na Argentina e no Brasil, o Programa Minha Escola Cresce resultou noapoio à criação e estruturação de bibliotecas escolares, na realização de centenas de oficinas em várias linguagens artísticas (teatro, música, dança etc) e esportivas, no desenvolvimento de mais de 30 projetos de comunicação escolar e em ações voltadas para discutir temas da sustentabilidade em mais de 50 escolas, entre outros impactos. Um diferencial do Programa na versão brasileira foi o apoio do Instituto Arcor a vários projetos voltados para a educação especial de crianças e adolescentes com deficiência.

Como ocorreu na Argentina, o Programa Minha Escola Cresce será concluído no Brasil em consequência do planejamento estratégico desenvolvido pelo Instituto Arcor entre 2011 e 2012, apontando para novos rumos de atuação da organização que soma oito anos de atividades. As experiências acumuladas nas nove edições, e que serão resgatadas e debatidas no Seminário Práticas Exitosas no final de novembro,fornecerão importantes subsídios para o novo programa do Instituto Arcor, o Escola em Movimento, que está sendo construído em parceria com educadores de escolas públicas do interior de São Paulo.

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