Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Asimp/PMA

Iniciou neste mês o programa governamental denominado Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. Uma ação inédita que conta com a participação articulada dos governos federal, estaduais, municipais e universidades públicas, entre outras.

O programa pretende reverter a situação de alunos com a idade próxima a 8 anos que não aprenderam o suficiente em português e matemática no ano de 2011, conforme constatou a Organização Não Governamental ‘Todos pela Educação’.

Entre as ações previstas estão a capacitação dos professores alfabetizadores, o pagamento de bolsas aos docentes - o que é inédito nestes 25 anos de gestão educacional governamental e a distribuição de material didático específico. Outra medida será a aplicação de uma prova em 2014 para todos os alunos do 3º ano do ensino fundamental para medir o nível de alfabetização, bem como, os pontos fracos e fortes do projeto.

Os professores do município, participaram de 200 horas do curso de formação pela Universidade Estadual de Maringá – UEM e já iniciaram o treinamento dos colegas alfabetizadores da rede municipal de ensino.

Ao dar as boas vindas, a secretária de Educação Elisabete Humai de Toledo, falou da importância dos professores presentes como alfabetizadores que são “Alfabetizar já é uma missão que todos os presentes já fazem; a partir de agora passa a ser um pacto, um novo acordo, com uso de novos instrumentos buscando melhorias no ensino daquele aluno que precisa superar as dificuldades de aprendizagem”, afirmou Elisabete.

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios