Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Cássio Henrique Ceniz/Asimp

O primeiro reitor eleito e nomeado da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), professor Antonio Carlos Aleixo, e seu vice-reitor, professor Antonio Rodrigues Varela Neto, serão empossados amanhã, 23. A solenidade acontece às 14h30, no Palácio Iguaçu, em Curitiba.

A cerimônia contará com a presença do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, que responde como reitor pro tempore da instituição. Leal e o vice-reitor pro tempore, Marco Aurélio Visintin, concentraram esforços nos últimos meses para coordenar as principais etapas necessárias para a formalização da Unespar.

Embora seja oficializada na quarta-feira, o professor Aleixo já está desenvolvendo algumas atividades pela reitoria. Ele salienta que sabe a responsabilidade que está assumindo e terá muito trabalho no decorrer da gestão. “Chegamos a esse estágio devido o empenho do secretário, Alípio Leal, bem como do Visintin e dos grupos de trabalho que se responsabilizaram em discutir, detalhada e democraticamente, toda a organização burocrática da universidade”, enfatiza.

A nomeação dos professores foi assinada pelo governador, Beto Richa, e publicada no último Diário Oficial do Estado (DIOE) de 2012, em 28 de dezembro. Aleixo e Varela terão um mandato de quatro anos e coordenarão a sétima universidade mantida pelo Estado que nasce com oitos câmpus, cerca de 12 mil acadêmicos e 65 cursos de graduação.

Resultado

A consulta universitária da primeira reitoria da Unespar foi realizada em 21 de novembro de 2012. Duas chapas participaram do pleito. Aleixo e Varela representavam a chapa “Unespar para Todos” e os professores José Paszczuk e Zeloi Aparecida Martins dos Santos a chapa “Unidade na Diversidade”.

A chapa vencedora obteve 70,01% dos votos contra 26,55% da segunda. Votos brancos e nulos somaram 3,45% dos votos. O resultado foi homologado em assembleia geral do Conselho Universitário (COU), realizada em dezembro.

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios