Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) deixa o parlamento após 28 anos de mandato e diz que reforma conserta 50 anos de erros cometidos

Após 28 anos, o deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) se despediu na quarta-feira (19) da Câmara depois de participar da sessão do Congresso que aprovou o Orçamento de 2019. No apagar das luzes de sua vida parlamentar, no último dia 11, ele teve o projeto de reforma tributária do qual foi relator aprovado na comissão especial. O deputado temia deixar o parlamento sem que o tema, ao qual se dedica há trinta anos, estivesse definido. Agora, ele espera que o texto seja apreciado em plenário, o quanto antes.

"A minha contribuição eu dei ao País na comissão. Com apoio de todos e por unanimidade. E duvido que tenha projeto tão bom quanto este. Eu já aprovei o nosso projeto de reforma tributária na comissão especial. Hoje é um projeto público, com começo, meio e fim e que está pronto para ser votado no plenário desde que o presidente da Câmara e os líderes partidários decidam colocar em votação", Diz Hauly.

Sua estimativa é que, com o projeto aprovado e após o período de transição o País volte a crescer a 8% ao ano. 

"É um projeto nacional, desenvolvimentista, que conserta 50 anos de erros do sistema tributário brasileiro. É um projeto que vai fazer com que o Brasil volte a crescer a 7% ou 8% ao ano", afirma.

O relatório de Hauly da reforma tributária prevê a extinção de alguns tributos, a criação de outros e mudanças na repartição dos recursos entre União, Estados e municípios. Após aprovadas, as mudanças serão feitas em um período de seis anos, com fases de transição. A ideia é simplificar o atual sistema, permitindo a unificação de tributos sobre o consumo e, ao mesmo tempo, reduzindo o impacto sobre os mais pobres. Outro objetivo é aumentar gradativamente os impostos sobre a renda e sobre o patrimônio e melhorar a eficácia da arrecadação, com menos burocracia.

Trajetória

Durante a sua trajetória, o parlamentar atuou em defesa da micro e pequena empresa e foi relator da Lei do Super Simples e do cooperativismo "que é o que mais gera emprego e oportunidades no País, os pequenos empreendedores e os cooperados". Fez a primeira Lei de Transparência de contas públicas implantada pelo Tribunal de Contas da União (contaspublicas.org.br). Atuou em defesa da Agricultura e da Pecuária, dos municípios e dos Estados. No parlamento e fora dele defedenu ainda descentralização do SUS, a Educação em tempo integral e atuou no combate à publicidade infantil. 

(Mariana Londres/noticias.r7.com)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.