Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

No próximo dia 12, parlamentares, ministros e técnicos do Mercosul debatem a construção da ferrovia interoceânica ligando os portos de Paranaguá no Paraná a Antofagasta no Chile. O assunto é o principal tema do 1º Seminário de Integração de Infraestrutura Ferroviário da América do Sul. O encontro foi proposto pelo deputado federal, Ricardo Barros (PP-PR).

“Reuniremos representantes de diversas esferas e também da iniciativa privada para avançar no assunto. Vamos identificar as iniciativas em andamento, as prioridades e o que governos já possuem. Agregar esforços e estabelecer um cronograma para que os investimentos, enfim, saiam do papel”, afirma Barros.

O projeto completo prevê uma moderna linha férrea de produção e exportação de produtos agropecuários com origem no Sul, Centro-Oeste e Sudoeste do Brasil, Leste do Paraguai e Norte da Argentina com ligação aos portos do Chile. Formando um corredor entre os oceanos Atlântico e Pacífico.

“Os levantamentos apontam que a nova rota reduzirá em mais de 7 mil quilômetros a distância e em 30 dias a viagem na comparação com a rota pelo Canal do Panamá e em cerca de 2,5 mil quilômetros o trajeto pelo Canal da Boa Esperança”, destaca o deputado paranaense.

Os primeiros estudam apontam investimentos de US$ 5,5 bilhões para construir mais de 2,4 mil quilômetros de ferrovias com estimativa de transportar 40 milhões de toneladas até 2030 chegando a 100 milhões de toneladas em 2.045. E ainda a implantação de uma plataforma logística binacional que permitirá a integração de modais ferroviário, aeroviário, rodoviário e aquaviário em Salto Del Guairá (Paraguai) e Guaíra (PR) e Mundo Novo (MS).

Seminário

Proposto por Ricardo Barros, que faz parte do Parlamento do Mercosul (Parlasul), o “I Seminario De Integracion De Infraestructura De Transporte Ferroviario En America Del Sur” acontecerá em Assunção no dia 12 de Agosto.

O evento reunirá parlamentares, ministros, diretores de órgãos técnicos e representantes da iniciativa privada do Paraguai, Uruguai, Brasil, Argentina, Chile, Peru e Bolívia.

(paranainformacoes.com)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.