Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O governador Beto Richa disse nesta quarta-feira (30), na abertura do Encontro de Prefeitas e Prefeitos Eleitos, em Foz do Iguaçu, que o municipalismo é o principal legado da sua administração no Governo do Paraná. Os 399 municípios paranaenses, afirmou ele, terão no Governo do Estado um parceiro e um aliado estratégico para viabilizar investimentos e superar dificuldades financeiras. “Quero reafirmar aqui o caráter municipalista da nossa gestão. Contem com o nosso governo para auxiliar na administração municipal”, disse.

O governador assinou decreto transferindo a sede do Governo do Estado para Foz do Iguaçu durante o período do evento, que segue até sexta-feira (02.12). “Essa atitude é uma demonstração de respeito a Foz e região e também a todo o interior do Paraná. Temos procurado fazer um trabalho homogêneo, em todas as regiões, com atenção especial às pequenas cidades, que são as que mais precisam de apoio”, afirmou Richa. 

O encontro reúne 1.800 pessoas. O governador cumprimentou os prefeitos pela eleição e lembrou que no primeiro mandato percorreu todos os 399 municípios paranaenses. “Fiz isso para conhecer a realidade de cada um e me sensibilizei com a situação de todos. Foi muito importante para as ações e investimentos que pudemos levar adiante”. 

Ele falou sobre a situação financeira do Estado e ressaltou que o Paraná é um dos poucos estados que estão com as contas em dia. “O Paraná tem hoje a melhor situação fiscal do Brasil. Isso, porque fizemos o dever de casa com o ajuste fiscal”, disse. 

Promovido pelo Governo do Paraná e pelo Sebrae-PR, o Encontro de Prefeitas e Prefeitos Eleitos faz parte do Programa de Estudos Avançados para Líderes Públicos. É organizado pela Casa Civil e tem o objetivo de apoiar os prefeitos no planejamento dos primeiros dias de administração e apresentar programas do Estado que podem ser implementados nos municípios. 

Durante os três dias, os prefeitos, gestores e profissionais das prefeituras, de diversas áreas, participarão de oficinas e palestras sobre gestão pública empreendedora, plano estratégico, políticas públicas, desenvolvimento local e o papel das micro e pequenas empresas. 

Para o chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Valdir Rossoni, o evento é fundamental para formalizar parcerias com os municípios e também para debater a administração pública neste momento de crise nacional. "Esta é uma oportunidade para fazermos um bom debate sobre a gestão pública. Vivemos em um momento em que quem tiver qualidade de bom gestor, em meio ao caos nacional, vai se sobressair", declarou ele.

FACILITAR A VIDA - Vitor Roberto Tioqueta, superintendente do Sebrae Paraná, disse que a maioria nos novos prefeitos não tem muito conhecimento sobre a estrutura do Estado e os programas oferecidos para auxiliar as administrações municipais. “A proposta é que iniciem a nova gestão com instrumentos que lhes facilitem a vida. Estamos nesses três dias com as oficinas, trazendo insumos para o planejamento de início do mandato. É importante que conheçam os programas de apoio do governo estadual e do Sistema S”, afirmou. Ele citou um programa do Sebrae, o Cidade Empreendedora, que mostra a importância da micro e pequena empresa para geração de riquezas nos municípios. 

Participaram da cerimônia de abertura o ministro da Saúde, Ricardo Barros, e o ministro das Cidades, Bruno Araújo. Eles mostrarão os programas de suas pastas para apoiar os municípios. Também participaram a vice-governadora Cida Borghetti, o presidente do Tribunal de Conta, Ivan Bonilha – que falará sobre as questões relacionadas à responsabilidade fiscal. O presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano, levou a estrutura e as ações da casa voltadas aos municípios. O encontro tem a participação de todos os secretários estaduais, deputados federais e estaduais. 

OPORTUNIDADES – De acordo com Idir Treviso, prefeito eleito de Ivaí, na região dos Campos Gerais, a prioridade do seu município é a habitação e infraestrutura viária. “Sabemos que temos as portas abertas do Estado e vamos buscar recursos para obras no município”, afirmou. Ele destacou o momento complicado da econômica brasileira. “Um importante encontro para termos conhecimento do Governo do Estado. Os gestores públicos dos municípios passam por um período difícil e precisam do apoio estadual”, defendeu. 

Para o prefeito eleito de Bandeirantes (Norte), Lino Martins, o encontro é uma ótima oportunidade para ajudar elaborar um plano dos primeiros 100 dias de eleição. “Já fui prefeito em outros anos e nunca vi uma estrutura tão grande como essa. É um contato muito importante que demonstra a preocupação do Estado com os municípios”, afirmou.

A prefeita eleita de Fernandes Pinheiro, Cleonice Schuck, disse que o encontro é um raio X das oportunidades de contatos e investimentos para os próximos quatro anos. Ela agradeceu o apoio do governo estadual e afirmou que acredita que terá bom atendimento de todas as áreas.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.