Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A comitiva liderada pelo governador Beto Richa esteve nesta terça-feira (20) na sede da fabricante de aeronaves russa Irkut Corporation, em Moscou. A companhia firmou um acordo com o Governo do Estado em setembro deste ano para implantar em Maringá, na região Noroeste, unidades de fabricação de peças e partes da aeronave MC-21, novo modelo desenvolvido pela empresa, além de centros de operação e treinamento para atender o Brasil e a América Latina.

O vice-presidente da Irkut, Kirill Budaev, apresentou o MC-21 aos paranaenses. A nova aeronave, que já está sendo fabricada na cidade de Irkust, irá competir no segmento de aeronaves comerciais médias, como Airbus A320 e Boeing 737. Os aviões têm capacidade para carregar de 150 a 212 passageiros.

A Irkut Corporation está entre os dez maiores fabricantes mundiais de aviões e possui 14 mil funcionários. A empresa é uma divisão do grupo UAC United Aircraft Corporation (UAC), cujo faturamento em 2014 superou US$ 4,8 bilhões. 

Richa destacou os futuros empreendimentos da empresa no Paraná. “A escolha do nosso Estado pela Irkut, que irá estabelecer sua base logística de peças e manutenção e o centro de treinamento de pilotos para América Latina, representa a entrada do Paraná como player da indústria aeroespacial e de defesa”, afirmou o governador.

Após a apresentação do vice-presidente da Irkut, o presidente da Agência Paraná de Desenvolvimento (APD), Adalberto Netto, participou de reuniões técnicas na empresa. Ele destacou a expansão tecnológica que a companhia russa trará ao Estado. “A Irkut possui uma nova solução tecnológica para a indústria de aviação, que irá permitir que empresas paranaenses se qualifiquem como fornecedoras, recebam tecnologia e formem mão de obra especializada”, disse Netto.

NEGOCIAÇÕES – Em setembro, a vice-governadora Cida Borghetti, o presidente da APD e o prefeito de Maringá, Roberto Pupin, estiveram em Moscou para a assinatura do termo de cooperação com a Irkut. Na ocasião, Cida declarou que o Paraná está se qualificando para estimular investimentos de inovação e tecnologia. 

Maringá já conta com uma estrutura para receber investimentos do setor aeroespacial. O polo aeronáutico e de defesa possui uma área de 40 alqueires, ao lado do aeroporto municipal, destinada exclusivamente para a instalação de empresas do setor. 

EMBAIXADA – Em seu último compromisso oficial na Rússia, o governador Beto Richa e a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, foram recebidos pelo embaixador Antônio Guerreiro e a esposa, Eliane Guerreiro.

Richa segue agora para a França, onde visitará a fabricante de veículos elétricos para o transporte público NTL. No encontro, o governador irá conhecer as linhas operadas pela NTL, com o objetivo de buscar soluções para o transporte públicos das cidades do Paraná. 

AEN

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios