Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

150 alunos dos cursos profissionalizantes da entidade participarão da competição, que neste ano será disputada em Curitiba e Ponta Grossa. A previsão é que os locais de competição recebam 10 mil visitantes

Mais de 150 estudantes de cursos profissionalizantes do Senai de todo o Paraná participarão da Olimpíada do Conhecimento, que nesta edição de 2011 será disputada em Curitiba, no Senai CIC, de 4 a 8 de julho, e Ponta Grossa, de 1º a 5 de agosto. É a etapa estadual da Olimpíada, que é considerada a maior competição de educação profissional da América Latina. Os vencedores estarão habilitados para a disputa nacional, que acontece em São Paulo, em novembro de 2012.

A Olimpíada do Conhecimento mobilizará mais de 80 professores do Senai. A estimativa é de que 10 mil pessoas visitem as instalações nos dois locais que competição. Os alunos disputarão medalhas em 33 modalidades de ocupações industriais – 14 delas na CIC e as 19 restantes em Ponta Grossa.

A etapa estadual reúne os alunos selecionados na etapa escolar, disputada em cada unidade do Senai do Paraná. Na competição, os estudantes precisam dominar as habilidades técnicas da profissão, conhecer as novas tecnologias e ter as qualidades pessoais exigidas pelo mercado de trabalho. As provas são realizadas em três módulos: planejamento, execução e produto. Nelas, os alunos são desafiados a interpretar e resolver situações semelhantes às que enfrentariam no ambiente real de trabalho. O aluno que obtiver a maior pontuação sai vitorioso.

A região que mais possui alunos inscritos é a Norte, com 45 competidores de Londrina, Apucarana, Arapongas e Santo Antônio da Platina. De Curitiba e RMC serão 38 participantes, e na região dos Campos Gerais, 32. O Noroeste estará representado por 23 estudantes e a região Oeste e Sudoeste, por 20 alunos.

Os campeões da etapa estadual vão brigar pelo pódio na nacional, em São Paulo. Já os vencedores (ouro e prata) da etapa nacional estarão credenciados a buscar os índices para o Torneio Internacional de Educação Profissional, o WorldSkills – promovido pelo International Vocation Training Organization (IVTO), que será disputado em 2013, na Alemanha.

Confira as modalidades que serão disputadas em cada cidade:

Curitiba – Senai CIC

·        Caldeiraria

·        Desenho Mecânico - CAD

·        Eletricidade Predial

·        Ferramentaria

·        Fresagem Mecânica

·        Fresagem a CNC

·        Manufatura Integrada

·        Mecânica Geral - Ajustagem

·        Mecânica de Precisão

·        Mecatrônica

·        Panificação

·        Robótica Industrial

·         Soldagem

·         Tornearia Mecânica

Ponta Grossa

·   Aplicação de Revestimento Cerâmico

·   Confecção de Roupas

·   Construção em Alvenaria

·   Design da Moda

·   Design Gráfico

·   Eletricidade Industrial

·   Eletrônica Industrial

·   Instalação e Manutenção de Redes

·   Instrumentação e Controle de Processos

·   Mecânica de Manutenção

·   Mecânica de Automóvel

·   Mecânica Diesel

·   Mecânica de Refrigeração

·   Robótica Móvel

·   Segurança no Trabalho

·   Tecnologia da Informação

·   Tornearia a CNC

·   Web Design 

(Asimp/FIEP)

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios