Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O sonho de passar no vestibular e a vontade de testar seus próprios conhecimentos levaram mais de 50 mil candidatos ao Simulado Enem Unopar 2011 neste domingo, 18 de Setembro. As provas foram realizadas nos 450 polos do Ensino a Distância da Unopar em todo o País, além dos campi de Londrina, Arapongas e Bandeirantes, onde mais de 6 mil inscritos fizeram a prova.

Ana Carolina Diniz, 16 anos, é aluna do Colégio Estadual Marilena Davatz em Lerroville e quer ser psicóloga. “Eu estudei e olhei as provas anteriores, minha maior dificuldade é a matemática”, contou. A prova foi elaborada por uma empresa especializada de São Paulo, a mesma responsável pelo vestibular, e teve 80 questões objetivas nas áreas de Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

Nicole Mueller, 16 anos, estuda no Colégio Estadual Souza Naves, em Rolândia, e pretende fazer vestibular para o curso de Artes Visuais, na Unopar. Thyara Fortunato, 17 anos, é aluna do Colégio Estadual Hugo Simas, em Londrina, e quer estudar Biologia. “Eu pretende passar no vestibular este ano”, afirmou.

Para o professor Cleber Fagundes Ramos, Presidente de Comissão do Processo Seletivo da Unopar, o objetivo do simulado é ajudar a preparar os candidatos para a prova oficial do Enem: “Com os simulados é possível avaliar os pontos fortes e fracos e isso acaba sendo um termômetro para os estudos. Dessa forma, o estudante sabe em que conteúdos precisa se dedicar mais”, explica.

Este é o caso de Carlos Pessoa, 18 anos, que já concluiu o Ensino Médio e se prepara para o vestibular de Medicina. Além das aulas do cursinho, ele estuda uma média de 5 a 6 horas por dia. “Acho o simulado muito bom para praticar o conhecimento adquirido e também para verificar minha pontuação e saber como estou me saindo”, disse ele.

Alguns estudantes, como Luana Sodré e Kawane Lemes Ferreira, vieram fazer o Simulado Unopar para conhecer o Enem. Luana tem 14 anos e faz o primeiro ano do Ensino Médio no Colégio Nobel e Kawane tem 18 e está no segundo ano no Colégio Estadual Olympia Moraes Tormenta. As duas moram em Londrina.

As inscrições superaram as expectativas. Muita gente veio de longe como Stephani dos Reis Alevato, 18 anos, que saiu de Rancho Alegre e quer estudar Administração em Londrina. Segundo Ramos, isso mostra a preocupação dos estudantes com relação a esse tipo de exame. “Os alunos estão se dando conta de que é importante obter um bom resultado do Enem. Assim como a Unopar adota há vários anos o Enem como forma de ingresso, outras instituições públicas e particulares também já utilizam essa ferramenta de avaliação”.

Os gabaritos com as respostas estarão disponíveis no site www.unopar.br a partir das 18 horas de domingo. O resultado final do desempenho dos candidatos com a respectiva classificação será divulgado neste mesmo site a partir das 18 horas do dia 24 de Outubro.

(Asimp_Unopar)

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios