Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Os interessados a participar poderão contribuir com sugestões até o dia 25 de novembro

A Subcomissão Especial de Doenças Raras da Câmara dos Deputados abre, hoje (19), consulta pública ao relatório preliminar do relator deputado federal Diego Garcia (Podemos-PR). Os interessados poderão contribuir por meio de formulário até a próxima sexta-feira (25) às 12h. Essa é a primeira vez que uma subcomissão da Câmara disponibiliza o relatório para participação da sociedade.

No Brasil, estima-se que há 13 milhões de pessoas com alguma doença rara. No entanto, a discussão em torno dessas doenças é recente e, por isso, ainda há muitas divergências e inconclusões a respeito de dados, diagnósticos e tratamentos. Pensando nisso, a Comissão de Seguridade Social e Família instalou a Subcomissão Especial de Doenças Raras para realizar um debate aprofundado sobre o tema, com a realização de reuniões, audiências públicas e visitas técnicas para consolidar as informações, revisar as bibliografias existentes e recomendar novas políticas públicas e iniciativas.

Diego Garcia explica que trabalhou o seu relatório sob três eixos: diagnóstico/ diagnóstico precoce, dados epidemiológicos e políticas públicas. “Em relação a essa perspectiva de diagnóstico, primeiramente, sabemos que hoje há uma grande dificuldade de acesso da população, principalmente dos pacientes atendidos pelo SUS. Além disso, há a questão da baixa capacitação dos médicos na área de genética, sendo que a maior causa das doenças raras é genética. E também há a dificuldade em relação à pequena quantidade de centros de referência existentes no país. Também são urgentes e necessários a ampliação e investimento no teste de triagem neonatal, tão importante para esses avanços”, afirma.

A respeito aos dados epidemiológicos, Garcia destaca, principalmente, a falta de dados consolidados e até a dificuldade de acesso aos dados de doenças raras já existentes nos estados e municípios. “Nós entramos em contato com as secretarias de saúde e órgãos competentes de diversos estados e vimos a dificuldade que há em se conseguir os dados sobre doenças raras. Não há praticamente nada consolidado”.

Por fim, o relatório da subcomissão também buscou discutir a revisão e elaboração de novas políticas públicas sobre o tema. Após todas as discussões, Diego Garcia apresenta 10 recomendações, entre elas a criação de um subsistema de atenção às doenças genéticas, dentro do SUS; a alteração das diretrizes curriculares dos cursos de Medicina, a fim de incluir a disciplina de genética médica como obrigatória; a elaboração de projeto de lei para disciplinar os direitos dos pacientes que participam de pesquisas científicas para tratamento de doenças raras; a criação de um banco de dados com informações referentes às pessoas com doenças raras, testes de triagem neonatal e assistência farmacêutica, entre outras.

Garcia quer agora ouvir a população para aprimorar o texto. “Realizamos um trabalho sério e dedicado para avançarmos mais no tema das doenças raras, e agora queremos ouvir os pacientes, familiares e associações, para dar mais transparência e aprimorarmos ainda mais esse parecer tão importante”, disse.

Formulário para contribuições: https://forms.gle/rCticR543R2pm7pGA

Prazo: 19 a 25 de novembro, até às 12h.

**O formulário também pode ser encontrado na página da Comissão de Seguridade Social e Família, na lateral direita em “Consulta Pública – Relatório Preliminar da Subraras” - https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/cssf

Mariana Torres/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.