Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Redação JU*

Paratleta Márcia Menezes fez o plantio da 41ª peroba (Agência UEL)A Universidade Estadual de Londrina (UEL) comemora no próximo dia 07 de outubro o aniversário de 41 anos de reconhecimento pelo Ministério da Educação. Para iniciar o mês de festividades, foi realizado nesta sexta-feira (05) o plantio da 41ª peroba, feito pela paratleta Márcia Menezes, no Bosque Perobal, localizado no Campus Universitário.

A peroba é o símbolo da UEL. A área onde é localizado o Campus Universitário era chamada de Fazenda Santana, também conhecida como Perobal, devido à grande quantidade de perobas existentes ali. A criação do Bosque Perobal em 2005 tem como objetivo devolver uma parte das perobas que foram cortadas para darem lugar aos prédios, salas de aulas e laboratórios da Universidade. A cada aniversário, a UEL planta mais uma peroba.

A homenageada deste ano, Márcia Menezes, é halterofilista da Associação dos Deficientes Físicos de Londrina (Adefil), e treina no Centro de Educação Física e Esporte (CEFE) da UEL Ela participou das Paralimpíadas 2012, em Londres, alcançando o sexto lugar. “É um orgulho participar do 41º aniversário da UEL e fazer o plantio da peroba, afinal é emocionante ver o meu nome eternizado junto à peroba”, disse a paratleta. Ela ainda ressaltou a importância de levar o nome da Universidade e da Adefil nas competições mundo afora.

A reitora da UEL, Nádina Moreno, destacou a importância do plantio da peroba para o meio ambiente. “Cada placa mostra o registro do nome de uma pessoa que teve a honra de contribuir com o plantio no Bosque Perobal”, declarou.

Na solenidade, a reitora da UEL também anunciou o plantio de 20 mudas de perobas, cultivadas no viveiro da própria Universidade, em diferentes pontos do Campus, como forma de compensar o corte de uma antiga árvore desta espécie que está condenada e recebeu autorização de órgãos ambientais para ser erradicada.

Comemorações seguem durante o mês de outubro

Outros eventos serão realizados ao longo do mês de outubro para comemorar os 41 anos da UEL. Entre as atividades estão a entrega de títulos de Eméritos ao docente Ernest Muller (CCA), e aos técnico-administrativos José Aldevino (CCA), Ana Rocker e Rosa da Cruz Rodrigues, do HU.

Além disso, três laboratórios serão inaugurados no Campus: no dia 23, o Laboratório de Paisagem (CTU), que funcionará na casa de madeira doada por pioneiros e instalada próxima a Morfologia; no dia 24, será inaugurado o Laboratório de Reprodução Animal (CCA), e em 29 de outubro, a direção da UEL inaugura um laboratório para uso exclusivo da pós-graduação do Strictu Senso do CESA.

No dia 26 de outubro, será comemorado o Dia do Servidor no CEFE, com várias atividades para os mais de cinco mil servidores da UEL.

* Com informações Agência UEL

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios