Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Vestibular 2012 da Universidade Estadual de Londrina (UEL) realiza a 1ª fase no próximo dia 30. Ao todo, 25.116 candidatos estão inscritos para realização da prova, em 26 locais da cidade. As provas serão realizadas no período da tarde. O horário previsto para o início é 14 horas. As salas serão abertas às 13h20. A prova contará com 60 questões objetivas, interdisciplinares, de conhecimentos gerais.

Para evitar maiores transtornos, a coordenadora da Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS) da UEL, professora Elaine Mateus,orienta os alunos a não deixarem para chegar ao local de prova em cima da hora. "Sempre reorientamos o candidato para chegar com uma hora de antecedência. Não é sair de casa com uma hora de antecedência. Para que cheguem tranqüilos, sem ficar correndo de última hora. Isso coloca o candidato em situação ruim, porque chegar correndo, apavorado, até recobrar seu ponto de equilíbrio, você perde meia hora da prova", explicou a professora.

Estarão envolvidos na organização e fiscalização do vestibular 1.850 colaboradores da COPS, além de efetivos de órgãos de segurança pública destacados para apoiar a logística do evento. Com o objetivo de evitar congestionamentos e atrasos, agentes da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Policiais Militares e Rodoviários vão atuar nas principais vias de acesso aos locais de provas

Os candidatos só poderão entrar nos recintos de provas com a apresentação de um documento com foto, sendo aceito um dos seguintes: carteira de identidade, carteira de habilitação, passaporte e certificado de reservista. Não serão aceitas fotocópias ou protocolos de solicitação de segunda via.

A partir deste ano, o candidato só poderá se retirar da sala de aula depois de duas horas de iniciada a prova. Até o ano passado, esse prazo mínimo era de uma hora. "Acreditamos que isso aumenta a segurança do vestibular e reduz a margem de manobra para alguma tentativa de fraude", diz a coordenadora da COPS.

Deficientes visuais e deficientes auditivos, num total de 50 candidatos, terão atendimento especial para fazer a prova. Entre os deficientes visuais, 25 pediram para ter a prova ampliada e um deseja a ajuda de um ledor. Dos deficientes auditivos, 11 pediram o método da leitura labial e 13, o uso da Libras, a língua brasileira de sinais.

O resultado será publicado na internet, no site www.cops.uel.br, às 17 horas do dia 7 de novembro. Os estudantes concorrem pela aprovação para realizarem as provas da 2ª fase, marcada para os dias 20, 21 e 22 de novembro.

A UEL chamará para a 2ª fase cerca de 9.000 candidatos. Nos cursos que têm mais de 15 candidatos por vaga, será chamado um número cinco vezes maior que o número de vagas; nos cursos com menos de 15 candidatos por vaga, esse número será de três vezes o número de vagas. Só poderão ir para a 2ª fase os candidatos que tiverem acertado pelo menos 18 questões na prova de domingo.

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios