Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A expectativa é reunir 4 mil estudantes na primeira edição do evento que tem o objetivo de aproximar os alunos do ensino médio ao universo acadêmico

Phoenix Finardi/Asimp
 
Amanhã, dia 29, a Unopar organizará em Londrina a 1ª edição do Giro de Profissões, evento gratuito destinado aos alunos do ensino médio das redes pública e privada, que tem como objetivo auxiliar estudantes que prestarão vestibular no fim do ano e que ainda estão em dúvida de qual carreira seguir. A iniciativa é uma grande oportunidade de conhecer melhor cada graduação e sanar as dúvidas sobre o curso escolhido para a decisão consciente da carreira.
 
Aproximadamente 4 mil vestibulandos, de 128 escolas convidadas da região Norte do Paraná, visitarão os campi Piza e Tietê na data do evento. Os interessados ainda poderão comparecer acompanhados dos pais ou amigos. Professores dos 42 cursos oferecidos pela instituição e alunos das unidades recepcionarão os visitantes para esclarecer sobre o dia a dia das profissões e a grade de disciplinas da Unopar, tornando-os mais seguros com a opção selecionada.
 
Segundo a gerente de Marketing da Unopar, Aline Fernandes, a expectativa para o evento é grande e a ação fomenta a educação no país. “Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), realizada pelo IBGE, mostram que menos de 20% dos jovens de 18 a 24 anos que concluíram o ensino médio ingressam no ensino superior”, destaca. “Esta é a primeira vez que a Unopar realiza o Giro de Profissões e a adesão dos colégios foi além do imaginado, o que demonstra a grande preocupação dos diretores das escolas em orientar os alunos para continuar os estudos e aumentar o percentual de profissionais graduados”, completa.
 
O diretor regional da Unopar, Helio Navarro, compartilha da mesma opinião. “Oferecer esta oportunidade aos alunos prestes a escolher uma profissão é uma ótima contribuição para a escolha assertiva da carreira”, explica sobre esse momento difícil na vida de milhares de jovens em todo o país. “Ao participar do Giro de Profissões, os estudantes terão informações precisas sobre os cursos e poderão experimentar um contato com a prática da profissão”, finaliza.
 
Diversas atividades foram preparadas para o Giro de Profissões, quando participantes poderão conhecer a infraestrutura da instituição, acompanharão a apresentação das unidades e dos cursos disponíveis, bem como terão acesso ao portal interativo do Giro de Profissões com dicas para quem está se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), um quiz para testar os conhecimentos, teste vocacional e várias notícias relacionadas à temática. Para facilitar o ingresso dos vestibulandos no ensino superior, acontecerá uma palestra para esclarecer dúvidas sobre o programa de crédito estudantil FIES. Os visitantes contarão ainda com transporte disponível da unidade Piza para a unidade Tietê, a fim de que possam conhecer todo o espaço.
 
A Unopar também planejou oficinas ligadas às profissões, por exemplo, sobre a posse responsável e feira de adoção de animais para os interessados em Medicina Veterinária; prática de simulação de voo e exposição de peças de aviões para os vestibulandos que planejam fazer Ciências Aeronáuticas; para os estudantes voltados para a área de Saúde, haverá aferição de pressão, avaliação nutricional e triagem auditiva. Os vestibulandos de Artes poderão aproveitar os workshops de desenho e fotografia. A programação conta com testes de orientação profissional, dicas sobre entrevista de emprego e apresentações de robótica, danças e da equipe de Ginástica Rítmica da instituição.
 

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios