Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Phoenix Finardi/Asimp

A Unopar acaba de ter mais um curso de mestrado aprovado pela CAPES/MEC: é o Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. “A proposta do mestrado já vinha sendo trabalhada há mais de dois anos, por um grupo de 10 doutores com o incentivo da instituição. Este prazo foi necessário para que os pesquisadores pudessem convergir suas produções científicas para um mesmo foco e proporcionar a criação desse mestrado. Outro aspecto importante é que a Unopar é referência nacional no Ensino a Distância e isso oportunizou que tivéssemos esse grupo de doutores atuando em pesquisas na área do ensino associado à tecnologia”, explica o professor Dr. Hélio Suguimoto, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unopar.

O curso é constituído de atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão, com a finalidade de capacitar professores e profissionais da educação.  “O foco é o desenvolvimento de pesquisa para responder as demandas por diferentes formas de aprender, fundamentada na construção de novas metodologias de ensino”, explica a coordenadora do curso, professora Dra. Samira Kfouri.

De acordo com Suguimoto, os cursos de pós-graduação stricto sensu, isto é, mestrado e doutorado, na área de ensino e educação são prioridades para o MEC. O Brasil tem urgência em capacitar milhares de professores do ensino médio e fundamental. Por outro lado há uma rápida evolução dos meios de comunicação gerando necessidades imediatas de implementar novas metodologias no processo de ensino em todos os segmentos do sistema educacional. No próprio Estado do Paraná, sede da Unopar, o número de mestrados nesta área ainda é muito pequeno diante da demanda existente. “Acreditamos que o novo mestrado vai contribuir para minimizar essa carência”, afirma o pró-reitor.

As linhas de pesquisa do curso se concentram na “formação de professores e ação docente em situações de ensino”; e no “ensino de linguagens e suas tecnologias”. Podem participar profissionais com diploma universitário com formação e/ou atuação na área de ensino e educação. As inscrições serão abertas ainda neste semestre. Mais informações: http://www2.unopar.br/mestrado/

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios


Notice: Undefined variable: usuario_tk in /var/www/vhosts/jornaluniao.com.br/httpdocs/widget_footer.php on line 245
NULL