Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Agência UEL

A UEL registrou pequena redução na procura de estudantes afrodescendentes este ano em relação ao ano anterior. Ao todo são 795 afrodescentes neste Vestibular contra 1.266 inscritos no ano passado. Na prática esses candidatos representam 3,83% do total de 20.763 inscritos. Já os estudantes oriundos de escolas públicas tiveram uma pequena evolução, pulando de 6.287 em 2011, para 6.581 este ano, perfazendo 31,70% do total de candidatos em 2013. A 1ª fase do Vestibular da UEL será nesse domingo (11), a partir das 14 horas.

Para a coordenadora de Processos Seletivos da UEL, Cristina Bulhões Simon, o que ocorreu foi uma migração dos estudantes afrodescendentes para os de escola pública, categorias que juntas tem direito a 40% das 3.100 vagas oferecidas. Segundo Cristina, diferentemente das Universidades Federais, que consideram apenas o Ensino Médio, para ser cotista de escola pública na UEL o vestibulando tem de comprovar que fez todas as etapas da educação básica no ensino público.

Provas interpretativas

Para a professora, ao manter as cotas e aplicar um modelo de prova interpretativa, a Universidade acaba impactando o ensino público. “Na medida em que o vestibular é uma ferramenta de acesso ao ensino superior a prova acaba se tornando uma referência”, afirma a professora. Ela explica que o Vestibular da UEL busca um aluno com capacidade de ler e de interpretar, eliminando as famosas “pegadinhas” e a chamada “decoreba”. Da mesma forma a equipe pedagógica busca sempre uma prova longe do previsível. A coordenadora explica que a proposta é mesclar questões objetivas e discursivas, considerando obviamente a 2ª fase, com questões que integram conteúdos, exigindo reflexão, capacidade de síntese e um conhecimento sobre informações gerais atualizadas.

Cronograma

No domingo os candidatos responderão a 60 perguntas de conhecimentos gerais. A prova será aplicada pontualmente às 14 horas. As salas de provas abrem às 13h30. A recomendação da COPS é para que os candidatos cheguem com antecedência, evitando atropelos e correrias, que podem prejudicar a concentração e o desempenho. Pelas regras do concurso, o vestibulando deverá permanecer pelo menos uma hora em sala e no máximo quatro horas para responder a todas as questões.

O resultado da 1ª fase será divulgado no dia 22 de novembro, às 17 horas. A 2ª fase será realizada nos dias 2, 3 e 4 de dezembro e a lista dos aprovados sairá no dia 17 de janeiro de 2013, ao meio-dia.

Vestibular 
2010 – 6.643 candidatos de Escola Pública – 1.159 Afrodescendentes 
2011 - 6.151 candidatos de Escola Pública – 1.091 Afrodescendentes 
2012 - 6.287 candidatos de Escola Pública - 1.266 Afrodescendentes 
2013 - 6.581 candidatos de Escola Pública - 795 Afrodescendentes

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios