Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Instituição do Batismo – como Sacramento – se dá a partir da ordem de Jesus aos apóstolos: “Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28,19). Antes disso não existia o Batismo cristão, como ensina o apóstolo São Paulo, já que esse, é participação na morte e ressurreição de Jesus: “Ou ignorais que todos os que fomos batizados em Jesus Cristo, fomos batizados na sua morte?”(Rm 6,1-4).

“Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”

A doutrina dos Sacramentos, incluindo o Batismo, foi ensinada pela Igreja desde o seu início, como narra o livro dos Atos dos Apóstolos: “Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo” (At 2,38). E, ao longo dos séculos, foi desenvolvida culminando no Concílio de Trento (1545-1563) que sancionou: “Se alguém disser que a verdadeira doutrina sobre o sacramento do batismo não está na Igreja romana (que é a mãe e mestra de todas as Igrejas): seja anátema.” (DENZINGER, 2007, p.417).

No entanto, deve-se considerar que, no contexto deste Concílio, a reforma protestante vivia o seu apogeu, o que levou a Igreja Católica a se posicionar. Isso posto, pode-se referir à diferença substancial entre o Batismo Católico e o protestante. A Constituição Litúrgica do Concílio Vaticano II, no número 7, evidencia que os sacramentos são sinais eficazes que significam e realizam a santificação dos homens. Logo, de acordo com o Catecismo no parágrafo 1279, a graça batismal comporta:

 “A Igreja Católica, com sua solicitude materna, sempre em busca da unidade, considera como válido o Batismo de algumas denominações cristãs, desde que se tenham quatro elementos: a forma que é a fórmula trinitária, a matéria que é a água pura, o ministro e a intenção de fazer o que a Igreja faz”

“A remissão do pecado original e de todos os pecados pessoais; o renascimento para a vida nova, pela qual o homem se torna filho adotivo do Pai, membro de Cristo, templo do Espírito Santo. Por esse fato, o batizado é incorporado na Igreja, corpo de Cristo, e se torna participante do sacerdócio de Cristo. O batismo imprime na alma um sinal espiritual indelével, o caráter, que consagra o batizado ao culto da religião cristã. Em razão do caráter, o Batismo não pode ser reiterado.” (CIC, 2000, p.355).

Não existe, na concepção dos protestantes, uma interpretação única sobre os sacramentos e, mais especificamente, sobre o Batismo. A base da reforma protestante é o princípio do livre exame da Bíblia. Nesse sentido, tal “liberdade de interpretação” leva à diferentes modalidades de entender o Batismo.

Consequentemente, a CNBB, no ano de 1984, publicou um “Guia Ecumênico” indicando quais são as Igrejas protestantes que têm batismo válido, inválido ou duvidoso, segundo a concepção Católica. No primeiro caso, quem passar para a Igreja Católica não vai ser batizado novamente, diferentemente dos grupos cujo rito batismal não é considerado válido. E, quanto aos grupos, cujo ritual é considerado duvidoso, indica-se a celebração do batismo “sob condição”. Isso quer dizer que: o ministro pronuncia a fórmula do Batismo da maneira seguinte: “Se você não foi batizado, eu te batizo”. Em suma, a Igreja Católica, com sua solicitude materna, sempre em busca da unidade, considera como válido o Batismo de algumas denominações cristãs, desde que se tenham quatro elementos: a forma que é a fórmula trinitária, a matéria que é a água pura, o ministro e a intenção de fazer o que a Igreja faz. Assegura que os protestantes, que pela fé em Cristo foram batizados desta maneira, são justificados pela fé e incorporados a Cristo. Embora não goze com eles de uma comunhão perfeita, os reconhece como irmãos no Senhor. O Magistério eclesial afirma que “o Batismo constitui o fundamento da comunhão entre todos os cristãos, mesmo com aqueles que ainda não estão em plena comunhão com a Igreja Católica” (CIC, 2000, p.1271), já que “para todas as Igrejas cristãs o batismo é um sinal salvífico central.” (NOCKE, 1992, p.229).

Áurea Maria - Comunidade Canção Nova

REFERÊNCIAS:

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. Tradução da Conferência nacional dos Bispos do Brasil. São Paulo: Loyola, 2000.

CNBB. Guia Ecumênico: informações, normas e diretrizes sobre Ecumenismo. 2. ed. São Paulo: Paulinas, 1984.

CONSTITUIÇÃO Sacrosanctum Concilium. In: COMPÊNDIO DO VATICANO II: constituições, decretos, declarações. 31. ed. Petrópolis: Vozes, 2016. p. 257-306.

DENZINGER, Hunermann. Compêndio dos símbolos, definições e declarações de fé moral da Igreja Católica. 2. Ed. São Paulo: Loyola, 2007.

NOCKE, Franz-Josef. In: SCHNEIDER, T. (org.). Manuel de Dogmática, volume II. Tradução de Ilson Kayser, Luís Sander e Walter Schlupp. São Paulo: Vozes, 1992. p. 205-234.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.